Por Gareth Jennings
O Combat Cloud NEXUS (nuvem de combate) desenvolvida pelo Reino Unido para interligar todas as suas futuras aeronaves e outras plataformas está pronta para ser usada operacionalmente, anunciou o chefe da Royal Air Force (RAF) em 14 de julho.
Falando na conferência Global Air Chiefs da Air and Space Power Association em Londres, o Air Chief Marshal, Sir Mike Wigston, destacou o marco para a nuvem de combate Nexus que foi planejada sob o esforço do Projeto ‘Astra’ para desenvolver uma ‘força aérea de próxima geração’.
“Os dados de qualquer sensor em qualquer plataforma agora podem ser sinalizados para qualquer usuário na velocidade da luz”, disse ACM Wigston.
A notícia de que a nuvem de combate agora está pronta operacionalmente chega cerca de 12 meses depois que a RAF divulgou que estava experimentando o Nexus a bordo de uma aeronave de transporte-tanque Airbus Voyager como um nó de informações aerotransportadas para operações de múltiplos domínios.
O experimento Babel Fish VII colocou a plataforma de dados Nexus a bordo de um Voyager, ao lado de um aplicativo baseado em nuvem chamado Deckard e um micro servidor digitalizado chamado Raven. Embora os eventos do Babel Fish até agora tenham lidado com o compartilhamento de informações entre o Eurofighter Typhoon de ‘quarta geração’ e a aeronave de combate Lockheed Martin F-35B Lightning II de ‘quinta geração’, esta última série de testes foi direcionada para examinar o funcionamento em diferentes aeronaves de voo com os sistemas interconectados e capazes de se comunicar.
Os testes do Babel Fish que incluíram o Nexus foram conduzidos pelo programa RAF Rapid Capabilities Office [RCO] RCO Air Information Experimentation [AIX], criado em 2019.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Jane’s
Imagine a tragédia que seria se conseguissem acessar essa nuvem ou pior, hackeá-la.