Em 24 de julho, o Navio-Patrulha Oceânico Apa (P 121) apreendeu duas embarcações pesqueiras que estavam a uma distância inferior de 500 metros da permitida da plataforma “SS-67 OCEAN WORKER”, na Bacia do Espírito Santo. Essa ação ocorreu durante a Comissão “PATNAV/MARLIM – RJ/ES” e contou com a participação da aeronave de patrulha marítima P-95B Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB).
A atuação do binômio navio-aeronave foi fundamental para o sucesso das ações, pois a aeronave da FAB observou a posição irregular dos barcos pesqueiros e informou ao navio que patrulhava as proximidades da plataforma. Além dessa irregularidade, os barcos pesqueiros não possuíam pessoal habilitado para a sua condução, infringindo a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.
A Comissão PATNAV/MARLIM tem como objetivo a realização de ações de patrulha naval para fiscalização dos recursos nas áreas das bacias petrolíferas da Região Sudeste, em cumprimento ao acordo de cooperação entre a Marinha do Brasil e a Agência Nacional do Petróleo.
Falando em NPaOc… uma arte com o P120 e o VANT EMBARCADO FT-150 X1 da Flight Technologies:
http://www.flighttech.com.br/images/ft-x1_3%201160.jpg
Outra com mesmo Vant FT-150 X1 e a Fragata Bosísio:
http://www.flighttech.com.br/images/ft-x1_1%201160.jpg
Com 18 horas de autonomia e185 km de alcance ( 100 mn), este vant pode ser uma boa opção para a MB…
Basta ver o America chegando ao Rio e perceber próximo da linha d’água sinais de “ferrugem”, estas condições são normais para um ambiente agressivo como o marinho e não denotam falta de manutenção ou problemas de materiais…Uma pergunta, todas as 49 belonaves da RIMPAC tinham foto com condições de observar este detalhe…?
P.s. A região da âncora, pelo movimento ascendente e descendente tem a maior ação na proa a estas ocorrências.
Tenho fotos que.tirei reuniu mais de 1000 pessoas pensei q o povo n se interessava tanto pela marinha mas pelo.contrário mt gnt gostou e os políticos corruptas q n libera mais verba pra melhorar às nossas forças armadas. Nos últimos três governos o Brasil têm buscado melhorar a autonomia de defesa nossa temo se entrar outro governo acabar esses programas
Olha moro aqui no ES na cidade ao lado se vitória acho que esse navio não esta nada enferrujado como no comentário acima .. O navio esta em ótimas condições fui na visita aberta no porto de vitória .. E estamos vendo q os navios e o avião estão operando defendendo nosso território
A notícia foi de 08/07/2014 e a ferrugem pode ser conferida bem de perto na foto da P120, perto da âncora. Eis o link: http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=43421
Sei que o ambiente marítimo é agressivo, mas a indústria naval possui tecnologia para minorar os seus efeitos, com aços de alta resistência e tintas especiais. Acredito que um navio desses deva ser constantemente inspecionado para que tais problemas sejam sanados. Vejam bem: a culpa, se é que está havendo alguma negligência, não é da marinha nem dos marinheiros de nosso país. Com certeza a questão deve ser orçamentária e a culpa disso é daqueles que tomam as decisões em Brasília. Nossas forças armadas, há muito, tiram leite de pedra…
Antigamente, Infelizmente esses pescadores acabavam quase sempre dormindo amarrados a uma Plataforma de Petróleo.
Recentemente foi publicada uma foto de um desses NPaOc em que a região da âncora já estava toda enferrujada. Na época perguntei aqui se isso era normal ou se não estava dando a manutenção adequada. Acho que alguém respondeu dizendo que era normal. Pois bem: nas fotos divulgadas do RIMPAC 2014, o maior exercício naval do mundo, foi possível perceber que nenhuma das 49 embarcações de superfície pertencentes a 22 nações diferentes tinham marcas de ferrugem em seus cascos. O olhe que tinham navios ali com mais de 10 anos de serviço ativo.
Uma força observou a tempo a outra atuou, essa foi muito boa mesmo.
Agora digite no you tube:
Private SECURITY guards SHOOT Somali PIRATES
Ação rápida, resposta rápida, um plano B ou C …