A Saab entregou hoje (09) dois novos caças Gripen E para a Força Aérea Brasileira (FAB). Os aviões chegaram ao Brasil na última sexta feira (05), em Santa Catarina, e voaram na data de hoje diretamente para a Base Aérea de Anápolis, responsável pela operação dos caças.
As aeronaves de matrículas FAB 4105 e FAB 4106 foram conduzidas pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e Major Abdon de Rezende Vasconcelos em um voo de aproximadamente 1h30min. Com estes, a Força Aérea Brasileira passa a contar com 6 caças Gripen E em operação.
A entrega acontece no mesmo dia em que Saab e Embraer inauguram a linha de produção dos caças no Brasil, registrando mais um grande marco para o Programa Gripen Brasileiro.
É uma delícia ver essas aeronaves agregando a nossas defesas.
Embora sejamos carentes de muito mais unidades, não tira o brilho das mesmas.
Espero logo,logo ver de pertinho as mesmas.
Precisamos produzir mais 100 desses e com urgência. O Brasil honesto precisa de defesas, as que temos nunca foram suficientes.
Destaque para o 05 decolando. Gostaria de ver a interoperacionalidade desses caças com o Atlântico, as Tamandaré e o Riachuelo. Um data link entre o radar 4D AESA das fragatas, o Artisan 3D do Atlântico e o Raven do Gripen seria um “contato” de respeito em um exercício.
Caros: não houve necessidade de que estas duas unidades passassem por Gavião Peixoto? O IRST já veio montado desde a Suécia?
ABs
Sim, nas imagens do traslado deles até o aeroporto de Navegantes, dá pra notar o IRST nas duas aeronaves. Elas já vieram prontas
Negativo. Não há necessidade de ir a GPX. A BAAN está apta a recebê-los.