De acordo com a TV russa os pilotos russos do Sukhoi T-50 PAK-FA irão utilizar um novo traje anti-G que lhes permitirá ejetar da aeronave em altitudes de 75.000 pés (23.000 m). Se o PAK-FA é capaz de voar nessas altitudes operacionalmente, isso significa que ele tem um teto operacional significativamente maior do que o Lockheed Martin F-22 Raptort.
O F-22 é limitado pela regulamentação Força Aérea dos EUA para 60 mil pés por causa do limite Armstrong, que é encontrado a cerca de 62.000 pés A USAF nunca desenvolveu um traje anti-G para os pilotos do Raptor, ao invés disso os pilotos utilizam um macacão de vôo que possui capacidade de proteção parcial a altas altitudes dentro do limite de 60.000 pés. Outros caças como o Boeing F-15 e F/A-18, por exemplo, são normalmente restritos por regulamento a se manterem a altitude máxima de 50.000 pés (a Luftwaffe alemã, e seus Eurofighter Typhoons, como um de seus pilotos me disse, também estão limitados por regulamento a 50.000 pés operacionalmente).
Existem algumas boas razões para as restrições de altitude. Acima do limite Amstrong a água ferve na mesma temperatura do corpo humano. Basicamente, se você perder a pressão da cabine, você terá uma morte lenta e horrível como fluidos corporais (exceto aqueles sob pressão dentro dos vasos sanguíneos) começando a ferver, a menos que você tenha uma roupa de pressão – como os dos pilotos que voam o U-2 (exceto que eles não tem que inflar esses trajes normalmente, o que levou a problemas no passado – mas isso é uma história totalmente diferente).
Se a história da TV russa estiver correta – isso pode significar que os russos desenvolveram um traje de proteção total anti-G que é capaz de operar nessas altitudes. O que muda e muito o teto operacional dos combates aéreos do futuro.
FONTE: DEW
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Correto. Ja trabalhei em um aparelho de produzir agua potável em que se produzia agua a um vácuo de 27% e a uma temperatura de 50 º F
Esta operação se deu na Marinha de Guerra. Bons tempos.
Dei uma pesquisada e se os dados disponíveis na Internet forem confiáveis (muita informação técnica é classificada…),
a potencia dos motores (em sua versão final) do T-50 será cerca de 10% superior aos motores do F-22.
Como o F-22, vazio, é 6,5% mais pesado do que o T-50 e carregado, 1,6% mais leve do que o Pak Fa… Na média, a relação peso/potencia do T-50 será superior à do F-22.
Além de uma relação peso/potencia superior , o T-50 também terá uma autonomia de voo maior do que o F-22.
O que sugere que o desempenho de voo do T-50 será superior ao do F-22 em altitudes elevadas…
Esses russos são mesmo uns fanfarrões….