Por Juan Carlos Benavidez
A Boeing, gigante aeroespacial dos Estados Unidos, confirmou que a nova aeronave de treinamento TX, desenvolvida em colaboração com a Saab, completou seu primeiro voo sob o programa de Engineering, Manufactoring e Development (EMD).
Na segunda-feira, funcionários da Boeing disseram que a empresa iniciou os testes de voo de engenharia e desenvolvimento de fabricação (EMD) da aeronave de treinamento TX em St. Louis, Missouri.
“O novo Boeing TX está voando alto sob o contrato da Força Aérea dos EUA”. Vale observar que o início dos testes de vôo EMD é um marco importante para o programa. Nenhum detalhe foi divulgado sobre a natureza ou a duração do teste de voo.
O Boeing TX é um sistema de treinamento de pilotos totalmente novo, projetado especificamente para a missão de treinamento da Força Aérea dos EUA, que inclui treinamento em aeronaves, treinamento de solo e suporte, projetados juntos a partir do zero.
A aeronave TX tem um motor e uma cabine avançada com treinamento integrado. O sistema também oferece treinamento de solo e um design de fácil manutenção para fornecer suporte de longo prazo.
O TX substituirá a antiga aeronave T-38 da Força Aérea. A capacidade operacional inicial está prevista para 2024.
A Boeing está agora pronta para começar a fazer pedidos aos seus fornecedores, incluindo a Saab. Mais de 90% da oferta da Boeing será feita nos Estados Unidos, gerando mais de 17.000 empregos em 34 estados.
A Saab atende o mercado global com os principais produtos, serviços e soluções do mundo em defesa militar e segurança civil. A Saab possui operações e funcionários em todos os continentes do mundo. Através de um pensamento inovador, colaborativo e pragmático, a Saab desenvolve, adota e aprimora novas tecnologias para atender às novas necessidades dos clientes.
FONTE: Zona Militar
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Prezado Padilha: já que tanto a Boeing quanto a SAAB são nossos “parças” , que tal sugerir a quem tenha acesso ofertar nossos WAD´s para o T-X?
Logico que, falando sério, a ELBIT e a FAB agradecem….Além disso por que não fabricar parte dos T-X aqui mesmo em GP e SB?
O programa roda lá com emprego para americanos. A parceria só saiu depois. No futuro quem sabe.
O T-X ja é um sucesso !Com certeza já é o treinador do futuro!
esse sera o futuro FX da FAB…aCHO QUE AQUISIÇÃO DE MAIS UM LOTE DE 36 GRIPEN E 36 T-X SERIA O IDEAL PARA A FAB.
Esperando ansioso para ver uma versão monoplace de ataque leve deste T-X. Seria interessante em relação ao KAI Golden Eagle. Mais um duelo nos ares entre Boeing x Lockheed Martin.