Marinha do Brasil – Nota à Imprensa I
A Marinha do Brasil (MB) lamenta informar que, na tarde desta terça-feira (26), ocorreu um acidente envolvendo uma aeronave da Força, modelo AF-1B, obrigando o piloto a se ejetar. A aeronave caiu no mar, nas proximidades de Saquarema – RJ.
A Marinha deu início às buscas pelo piloto e está prestando todo o apoio necessário à família do militar.
O acidente aconteceu quando a aeronave retornava de exercícios operativos e suas circunstâncias estão sendo apuradas.
Marinha do Brasil – Nota à Imprensa II
A Marinha do Brasil, em complemento à Nota publicada anteriormente, informa que duas aeronaves AF-1B encontravam-se realizando treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata “Liberal”, a cerca de 100 Km ao largo do litoral de Saquarema-RJ.
Durante o voo de afastamento do navio, em formatura tática, para a realização de um novo ataque, houve a colisão entre as aeronaves, com a provável ejeção do piloto e queda de uma delas no mar.
As operações de busca e salvamento foram iniciadas imediatamente com o emprego de navios, aeronaves, além de lanchas de apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. A segunda aeronave conseguiu retornar e pousar, com segurança, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia-RJ.
Até o momento, o piloto não foi encontrado. As buscas prosseguirão pelo período noturno com o emprego de navios e aeronaves.
Acho oportuno a marinha começar a fazer um estudo técnico – econõmico junto a Saab para um futuro projeto
de um caça naval SeaGripen (é claro que existe o problema financeiro) mas pelo menos a MB já teria pronto
esse valor em ordem de grandeza para um futuro próximo.
Isso está sendo feito.
Uma perda irreparável! !
Lamentavel!
Teria sido um problema vetorial ou falha humana, lamenta-se tal acidente.
Muito triste, que Deus conduza essa operação para que tenha um final próximo para aliviar a angústia da família do piloto.
A mídia só da importância agora com as olimpíadas , agora se rolar grana … a história é outra .Terra brasilis…
Caros é verdade o descaso, mas já foi pior. Este vácuo de anos faz as coisas ficarem ruins. A aeronave apesar de antiga é uma celula nova e modernizada possivelmente erro humano (em treinamento é possível errar) considerando tratar-se de choque entre aeronaves. Quanto a guerra Vanderlei e considerando o Brasil um país não belicista todos os brasileiros se lascariam e o grau de sofrimento dependerá da capacidade de dissuasão das tropas.
É lamentável, mídia não dá importância a esse fato, afinal caso Brasil entre numa guerra será os militares e esse piloto irão lutar pelo Brasil !!!
Entre os equipamentos de segurança vem o colete salva vidas?
Que tristeza. Esperamos que encontrem o piloto o mais rápido possível. As percas materiais são reversíveis, humanos não.
É sempre triste um acidente envolvendo nossos amigoa de profissão. Que Deus olhe sempre por nós.
As buscas também continuarão no mar com aeronave SH-16.
A Marinha acabou de suspendeu as buscas que continuam amanhã ,as chances de encontrar o piloto com vida são poucas infelizmente , não se confirma a sua injeção .
As buscas continuam no ar com as aeronaves do Exército e no mar com duas fragata e um NPaOc.
Os Skyhawk da Marinha foram os últimos produzidos, voaram muito pouco, nunca operaram em navios-aeródromo. E operavam em área desértica e sem umidade. Têm muita vida útil na célula ainda.
É a bruxas estão soltas no Rio de Janeiro, só espero que tenho encontrado o piloto , isso só aumenta a necessidade de equipa as nossas forças armadas com seriedade, talvez com mais aeronaves novas para treinamentos os risco de ter um erro humano séria quase nulas, não sei se foi o caso acontecido , mas a MB já passou dá hora de ter um vetor de alta capacidade aérea os A-4 já deu o que tinha que dá o programa de modernização para me ñ é viável e sim um investimento talvez no Sea Gripen séria a solução.