MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Nota à Imprensa IV
Brasília, em 28 de julho de 2016.
A Marinha do Brasil, em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que as buscas ao piloto da aeronave AF-1B, desaparecido no mar desde terça-feira (26), prosseguem de forma ininterrupta e, até o início desta manhã (28), nada foi encontrado.
Cabe esclarecer que o exercício operativo que estava sendo realizado e as aeronaves envolvidas não tinham conexão com a segurança dos Jogos Olímpicos 2016.
Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado ontem (27) para apurar as circunstâncias do acidente envolvendo as duas aeronaves AF-1B Skyhawk, de matrículas nº 1001 e 1011. Uma Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (ComInvAAer) também foi estabelecida, ainda no dia 26, com o objetivo de identificar os fatores que contribuíram para o acidente e visando prevenir novas ocorrências.
NOTA DO EDITOR: Alguns blogs estão informando o encontro da aeronave com o piloto em seu interior. Essa nota oficial mostra o contrário. Pedimos aos nossos leitores que não disseminem pela internet, este tipo de desinformação em respeito à família do piloto envolvido.
Agradeço ás informações …
Um abraço
Muito obrigada Fernando,
Foi de grande valia sua informação !
Espero que chegue mais informações como essa…
Um abraço
Lamentavel demais valor de caça nesse momento e insignificante !!!mas a vida desse garoto e o bem mais precioso para seus familiares e os amigos do esquadarao tbm, pois convivemos por sete anos com um deles e a dedicação e amor deles e demais.Que Deus em sua infinita bondade possa confortar a todos.Parabens a todo o comando da Marinha pelo esforço e a esperança de dar uma boa noticia a todos.
Eu penso que, uma falha na aeronave ou um erro do piloto estão muito próximos da tolerância exigida nas operações militares envolvendo caças. As margens são pequenas….
Quantas falhas ocorrem e não causam acidentes por pouco!! Quantos erros ocorrem e os mesmos acabam suplantados por anos de treinamento!! A verdade, se a perda for confirmada, é lamentável o valor humano e técnico que se vai.
São poucos os Brasileiros alados….eles sobrevivem a míngua…mas podem ter certeza, fazem chover e acontecer para manter a proeficiência!! O material será de uma forma ou de outra reposto.
Fica meu pesar por tudo! A bruxa está solta para as FAAs.
Guilherme ,acho que ja expandiram a ara de busca.TEm uma fragata e um sub na direção de Arraial do Cabo
Mas a informação do próprio pessoal da base de São Pedro é que encontraram. o.O
Patrícia,
Sua informação não procede.
Essa demora em localizar um objeto do tamanho de um caça em uma área delimitada é normal? Haveria disponível tecnologia que nos não temos para que as buscas fossem mais eficientes? Obrigada!
Flaviana,
Essa demora é normal, a área onde o caça caiu é grande e as equipes ainda precisam expandir a área de busca devido às correntes locais, o que torna ainda mais difícil. O A-4 não é uma aeronave grande, no fundo do mar, em um local que pode chegar a 80m de profundidade, não é uma missão fácil de realizar, tão pouco rápida.
A Marinha está utilizando modernos equipamentos de detecção para localizar os destroços da aeronave, que podem estar espalhados.
Como pode ver, não é um tarefa simples!
Só para pontuar…
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/dois-cacas-da-marinha-americana-colidem-e-caem-no-mar.html
É muita coisa que se lê, desde desinformação até asneiras em relação à qualificação dos pilotos envolvidos, da idade das anvs e da qualidade do SAR em andamento, o que mais se vê nessas horas são “ispessialistas” soltando suas pérolas, e sem um pingo de respeito com a vitima, envolvidos e os familiares.
Tatiana ,
Entra neste site ,no mapa va até onde indica o RJ e veja os icones dos navios .Eu não conheço a região ,mais posso te dizer que tem um navio mais proximo da ponta negra ,outros estão mais afastados da costa na direção da Lagoa do Boqueirão..
marine traffic .com
Por favor … Alguém de vcs poderia me informar, onde está se intensificando as buscas do piloto? Se estão tb próximo ao canal Palmer e entre as pedras das praias vizinhas?
É continuaremos otimista pelas informações sinceras divulgadas oficialmente pelo DAN que vem como sempre nós informando com seriedade e responsabilidade.
É por essas e outras que eu fico sempre antenado no DAN e ñ confio muito em outro blog ,
pois sem terem a confirmação oficiais divulga notícias levianas sem bases
para se promoverem, se é verdade ou ñ, não deveriam tomar nota sem ter antes as confirmações dos envolvidos parabenizo ao pessoal do DAN
pela seriedade com os seus leitores.
Relaxa. O blog que publicou primeiro ja está no descrédito a muito tempo.
Infelizmente nao respeitam o momento
Temos que perder essa mania de dizer coisas sem ter certeza do que realmente aconteceu, a maioria não sabe esperar as autoridades se pronunciarem e ficam dando informações retorcidas.
A uns anos atras cai um F5-E aqui no RS, na Lagoa dos patos, me lembro que mantive escuta na frequencia de radio de emergencia (acho que é 121.500 AM ) que vai junto com o equipamento obrigatorio do piloto,como colete salva vidas etc.. . tem um alcance aproximado de 20 a 40 km…espero que o Piloto esteja bem! Rudi – PY3TO
Marcos,
A MB está tentando preservar ao máximo os dois, justamente para não haver este tipo de exploração por parte da imprensa.
Quanto aos danos na N-1001, não vão ser divulgados, pois o acidente está sob investigação do SIPAerM e com IPM em andamento.
Abs
verdade…o respeito em primeiro lugar.
Esta irresponsabilidade por hora para “dar o furo de reportagem” nem vou comentar.
Temos uma vaga ideia do alto custo para formar um piloto naval, portanto, neste ponto pela vida humana eles valem muito mais que qualquer aeronave. Achei estranho a falta de informação por parte das autoridades competentes sobre o estado de saúde do outro piloto e os possíveis danos no outro equipamento.
Não sei se a hora é propícia, mas dureza é que são os dois AF-1 A/B envolvidos neste acidente. O programa de modernização já caminha a duras penas, com a perda de uma aeronave e a provável avaria da outra como ficará o nosso combalido esquadrão VF-1?
Srs. cuidado com o que estão lendo, muitas informações carecem de confirmação.
Tudo que está sendo publicado no DAN está respaldado pela MB em termos de fidelidade da informação, não postamos nada referente ao acidente sem antes ter checado com a nossa Marinha.
O piloto desaparecido é nosso amigo e temos que ter respeito pela dor que a sua família esta passando nesse momento.
Peço a vocês que não disseminem este tipo de informação.