Com relação às recentes matérias publicadas na imprensa sobre o contrato de compra dos caças Gripen NG, este Centro esclarece que:
1. O Comando da Aeronáutica não reconhece que houve irregularidades no processo de aquisição dos caças Gripen NG, e está pronto para prestar os esclarecimentos necessários às autoridades competentes.
2. Em janeiro de 2009, a proposta final foi apresentada pela empresa Saab no valor de US$ 4,531 bilhões.
3. Em 18 de dezembro de 2013, o Governo Brasileiro anunciou a empresa Saab como vencedora para equipar a Força Aérea Brasileira com novos caças. A partir de então, o Comando da Aeronáutica e a Saab iniciaram as tratativas para a formalização do contrato, momento este em que foram realizadas atualizações, tendo em vista a defasagem tecnológica do período (2009 a 2013).
4. Em 24 de outubro de 2014, o contrato de aquisição das 36 aeronaves Gripen NG foi firmado em coroas suecas, em um valor total de SEK 39.882.335.471,65, conforme publicado no Diário Oficial da União de 27 de outubro de 2014. Além das 36 aeronaves, o contrato inclui apoio e suporte logístico, simuladores de voo e sistemas embarcados (como radar, Wide Area Display – WAD, guerra eletrônica, etc).
5. Naquela data (24 de outubro de 2014), o valor de coroas suecas correspondia a US$ 5.4 bilhões. Porém, hoje, o valor equivale a cerca de US$ 4.6 bilhões, já que o contrato foi firmado em coroas suecas e houve significativa variação na taxa de câmbio entre as moedas (dólar americano x coroa sueca). A taxa de conversão utilizada foi a do Banco Central do Brasil.
6. Cabe destacar que o novo caça vai atuar na Defesa Aérea Brasileira por, no mínimo, 30 anos.
Por fim, este Centro enfatiza que o processo de aquisição em questão envolve mais de 30.000 páginas de estudos técnicos pautados na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (offset) e transferência de tecnologia.
Brasília, 10 de abril de 2015.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
……………..Tomara que o caça e os submarinos apareçam logo…..o país necessita………………..
A Alteração no preço é culpa do governo e não da FAB , a confiança do investidor está caindo e os termos de troca piorando …..foram 13 anos sem reformas!
E a FAB por acaso não é governo?
Essa mania de tentarem descolar uma coisa da outra é de doer.
De qualquer forma, tendo havido superfaturamento ou não é óbvio que a nota oficial conteria o mesmo teor de explicações afirmando que tudo está perfeitamente correto…
Agora o que eu realmente achei estranho foi que no dia da escolha do Gripen pelo governo (fim da novela), quando todo mundo se deparou com 900 milhões de dólares a mais na conta para pagar foi afirmado que esse valor correspondia a modificações e up-grades solicitados pela FAB, além de simuladores, treinamento e apoio logístico, não falou-se nada em variação da taxa cambial… Daí eu posso tirar no mínimo três perguntas:
Será que só agora foram lembrar da variação no valor entre as moedas? A FAB não deu as devidas informações oficiais sobre o fato ao público na época? Ou será que a desculpa do Up-Grade não colou e agora pegaram a do câmbio como “plano B” ?
“Será que só agora foram lembrar da variação no valor entre as moedas?”
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Desculpe Topol, mas esta questão que vc coloca não faz o menor sentido.
Porque em compras internacionais não importa se o contrato for feito em dólares , euros, renminbi, yen,etc…Não há como escapar da flutuação cambial, a não ser que os valores do contrato sejam primariamente estabelecidos e pagos em reais…
O contrato foi feito em coroas suecas, não em dólares.
E pela última cotação dolar x coroa sueca na 6ª feira – 10/04/2014 – o valor equivalente em dólares JÁ NÃO SÃO estes US$ 4,6 bilhões informados nesta nota da FAB…
Pela cotação de 10/04/2014: São hoje US$ 4,52 bilhões.
Assim como pode daqui a um ano, estar em 6 bilhões de dólares! Basta a coroa sueca valorizar o suficiente contra o dólar.
Neste contrato, preço fixado e que não varia, é o estabelecido em coroas suecas…
O que mais assusta são esses que são contra a investigação. Que dizem que é uma “conspiração”. O que é isso? Acostumaram-se com os desvios e superfaturamentos? Acostumaram-se com as bobalhadas do atual desgoverno? Se existe indícios, devem ser apurados e ponto. Se não existir nada, ótimo, bola pra frente. Se existir, que sejam apuradas as devidas responsabilidades, aplicadas as respectivas punições e pronto, bola pra frente. Não sei pq ainda me espanto, se reelegeram o governo corrupto que acabou com a economia do país com uma copa fajuta e outras medidas incompetentes.
por no mínimo trinta anos? em quinze ele já estará obsoleto, na proxima década os caças de quinta geraçao estarão totalmente ativos em trinta anos os caças de sexta geraçao estarão chegando, a fab te que já pensado no caça de quinta geraçao em parceria. hoje por que do jeito que as coisas anda de vaga por aqui
É Xará Silva, você esta certo em suas colocações, a Fab, tem que estar mais atenta,só o tempo que se levou para se decidir o FX-2, e o tempo que se levara para que sejam feitas as modificações nos projetos do Gripen-BR e as suas montagens posteriores já da para contabilizar um atraso tecnológico perante aos novos caças de quinta geração,que começam a aparecer !
Eu não vejo nenhum problema, acho que o MPF tem que investigar mesmo, como TODOS os contratos em que o contribuinte vai pagar a conta tem que ser fiscalizados e auditados, não é nada demais! O que me parece é que os aditivos (sempre eles!) foram de 900 milhões de doletas, eram realmente necessários? A tela panorâmica WAD é imprescindível? Se a FAB garantir que é, caso encerrado, quem sabe se é ou não é são os pilotos e o pessoal que vai usar; mas se foi apenas um capricho para o Gripen ficar parecidinho com o F35 (quem mandou não entrar no consórcio?), se causar apenas um efeito cosmético, então tem que dar explicações sim, é o meu dinheiro que está sendo jogado no ralo. Particularmente eu não me importaria se o Brasil gastasse 5X o valor do Gripen se fosse para adquirir o F35, mas infelizmente não ganhou, acabou o choro, perdemos décadas de atraso e vamos ficar mais décadas atrás dos grandes, acho que nem o meu filho vai viver para ver uma caça realmente FERA nos céus do Brasil, o Gripen é muito fraco e teremos que conviver com ele nos próximos 50 anos.
quem le isto pode acreditar que o f35 seria o supra sumo dos caças.
Se fosse não seria vendido pois os americanos nunca vendem seus meios aéreos principais antes que estejam obsoletos para eles.
As vezes acho que há uma conspiração contra nosso país.
Leonardo não ache, tenha certeza meu amigo!
Onde estava o MPF no caso Petrolão? Lá roubaram bilhões e bilhões, o dinheiro que roubaram dava pra reformular todas as três forças e aí sim teríamos um Defesa a altura do tamanho e da riqueza do Brasil. Mas onde estavam esses mesmos políticos que veem suspeitas nesses investimentos em Defesa, querem eles manter-nos indefesos como se o futuro que nos reserva paz e tranquilidade mundial! Sim há conspirações e sabotagens contra o nosso país e os principais traidores são esses políticos corruptos!
Já foi uma novela para haver a decisão agora que já escolheu já começam a ver chifre na cabeça de cavalo.
Quanto mais fala pior, deixa chegar a intimação primeiro, vai lá e responde.
Eu confio na FAB!
Quando é que os politicos de nivel educacional pifio, e congressistas, vão entender que pagar por tecnologia é diferente de pagar somente pelo produto? Agora, podem esperar uns 20 anos, gastando muito mais que isso, para, quem sabe la Deus quando, tiver um misero prototipo.
Que novos valores são esses apresentados, o do contrato firmado de 5,4 Bilhões e agora em 4,6 Bilhões? ficou mais confuso ainda.
Um abraço.
Confusa? Amigo, você leu a Nota?
Não sei se é real, pois não vou aqui questionar ou afirmar a idoneidade dos envolvidos, mas confusa não é…
A proposta de 2009 era 4,5 bi… quando revisado para adequar as mudanças de tecnologias que surgiram nos 4 anos, de 2009 a 2013 passou para 5,4 bi, mas a moeda de referência no contrato foi a Coroa Sueca, que pelo câmbio, desvalorizou, e atualmente o contrato, que pela conversão com o dólar passou dos 5,4 para 4,6 bi….
Abraços
li! se não é confusa e no minimo estranho, por que? se a parte Brasileira estava ciente das conversões de valores em real-dolar-coroa o que levou a assinatura do contrato no momento de menor valorização do real e maior em coroas frente ao dolar? não existe planejamento ? deixa qualquer pessoa que queira entender confuso ou não?
um abraço!
Não é complicado de entender, a explicação da FAB é clara, ou seja:
No ano de 2009 com foi apresentado a proposta de U$$ 4,531 Bilhões, com a taxa de câmbio e o modelo da aeronave na época;
Em 24/10/2014, o contrato acabou sendo fechado em U$$ 5,4 Bilhões, pois na conversão realizada naquela época, utilizando-se do índice repassado pelo o BANCO CENTRAL DO BRASIL mostrava que o cálculo daquela forma deveria ser feito era aquele, com base na proposta inicial em 2009 e com os melhoramentos técnicos da aeronave. Este foi o dia da assinatura do contrato, inclusive o valor que saiu no Diário Oficial.
HOJE (Ano de 2015), o valor é de 4,6 Bilhões, mas o contrato não está sendo assinado com a cotação deste ano, e sim do de 2014, ou seja, o valor estava correto levando em consideração para a cotação vigente da época, portanto está correto.
Para simplificar:
É a mesma coisa que você comprar um celular, em 2009 você vai até a loja e o celular está R$ 4000,00 (ou U$$ 2.000,00), no entanto você vai comprar somente em 2014, e o valor passa para R$5.000,00, pois o dólar aumentou, mas o seu amigo vai lá e compra o mesmo celular por R$4200,00, porque a COTAÇÃO DO DÓLAR abaixo, este teu amigo está vendo algo irregular? Não ele simplesmente aproveitou uma cotação menor, e comprou mais barato, isso aplicado ao caso da FAB é praticamente a mesma coisa, não vejo irregularidades no processo licitatório, ao menos não dentro desta explicação e cenário apresentados pela a FAB.
O valor é em coroas suecas e não em dólares americanos, dessa forma, o valor do contrato em dólares varia conforme a variação cambial da coroa sueca com relação ao dólar. Dessa forma, NO DIA DO PAGAMENTO, para saber o valor em Dólares, precisamos saber a cotação da moeda sueca. ASSIM, SE O PAGAMENTO FOSSE HJ, o valor do contrato seria de aproximadamente 4,6 bilhões.
Não há confusão alguma meu caro Diego,oque houve foi uma desvalorização das Coroas Suecas frente ao Dólar, ou como diz a matéria houve uma variação ma taxa de câmbio !
O texto está bem claro, más para deixar mais “mastigadinho”…
Pelos valores fornecidos nesta NOTA OFICIAL DA FAB:
Em 24 de outubro de 2014, um dólar valia 7,38561768 coroas suecas.
Por esta cotação, US$ 5,4 bilhões equivalem à SEK 39.882.335.471,65
…
Porém hoje (a data da noticia é de 10/04/2015), um dólar vale aproximadamente 8,670072929 coroas suecas.
Por esta cotação, US$ 4,6 bilhões equivalem à SEK 39.882.335.471,65