Por Joe Saballa
A Força Aérea Real Norueguesa aposentará sua frota de aeronaves de vigilância marítima P-3 Orion, em serviço por mais de cinco décadas, em 30 de junho.
De acordo com o ministério da defesa do país, uma cerimônia de voo final será realizada para marcar sua aposentadoria na Base Aérea de Andoya, no norte da Noruega.
A transição de pessoal está em andamento, com alguns membros da tripulação do P-3 Orion sendo realocados para a vizinha Base Aérea de Evenes.
À medida que os aviões de patrulha marítima se aposentam, a Força Aérea também planeja encerrar o status de Andoya como Base Aérea operacional após 65 anos.
O P-3 Orion da Lockheed Martin é uma aeronave de longo alcance equipada com quatro motores Allison T56-A-14 para permanecer no ar por longos períodos e apoiar missões de reconhecimento de alta altitude.
Argentina
A Noruega concordou em vender quatro de seus P-3 Orions aposentados ao governo da Argentina para apoiar as operações de patrulhamento do país sul-americano no Atlântico Sul. A nação escandinava está supostamente transferindo seus Orions de segunda mão por US$ 67 milhões.
Uma vez desativada em junho, a aeronave será enviada primeiro para os EUA antes de ser entregue a Buenos Aires.
O chefe de gabinete argentino, Agustín Rossi, disse que a aquisição permitiria a vigilância sustentada dos territórios do país pelos próximos 20 anos.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The Defense Post
Só ficou faltando na reportagem que o Brasil foi OBRIGADO pelos americanos do AMARG a escolher apenas nas células MAIS ANTIGAS e estocadas dos P-3A Órion, origem de alguns dos CUSTOS, TEMPO e alguns PROBLEMAS herdados pelas nossas aeronaves.
Os Argentinos vão pegar são 4 aeronaves P-3C UIP (Update Improvement Program) que foram adquiridas em 1989 e revitalizados de 12/1997 a 3/2000 e que estavam EM USO com um custo mínimo (além da aquisição) com equipamentos que os noruegueses vão repassar.
Será interessante o QUANTO eles irão PELAR as aeronaves ANTES de entregá-las ao HERMANOS E PRINCIPALMENTE se o Reino Unido não vai tentar forçar uma degradação maior, via pressão interna na OTAN (ou mesmo MELAR o negócio), inclusive fazendo PRESSÃO em cima do secretário-geral da OTAN, o norueguês Jeans Stolberg…
Duvido que os Britânicos não se incomodem e não se mexam contra esta novidade…
Voando e ninguem se ferindo, já uma boa coisa, vindo dos argentinos qualquer pouca coisa já é muito.
Na minha ótica, o Brasil deveria ter vendido alguns p3 utilizados pela fab, e p repor compraria aviões Embraer modificados p fazer esta função.
No texto cita q os p3 vão p os eua, significa q vão ser depenado…
Mal negócio, aviões muito velhos.
Abraço.
Mais um mau negocio 50 anos de serviço e a Argentina espera utilizar mais 20 anos, impossível.
Lixo para uns, luxo para outros. Assim funciona a vida.
Argentina? So acredito com cotrato assinado