A Noruega está ameaçando cancelar seu pedido de compra dos helicópteros NH90, fabricados pela NH Industries, devido aos atrasos de entrega.
Oslo encomendou oito helicópteros da versão naval do NH90, configurado para operações de SAR (Busca e Resgate) para a sua guarda costeira. As entregas deviam ter sido concluídas há seis anos e, até agora, só recebeu apenas uma aeronave.
Os novos helicópteros se destinam a substituir a antiga frota de helicópteros Westland Lynx, adquiridos em 1981 pela Guarda Costeira norueguesa, e que começaram a ser retirados de operação em 2005.
Atualmente a guarda costeira possui apenas três helicópteros operacionais, disse o Ministério de Defesa norueguês.
Com o restante dos NH90 sem previsão de entrega, Oslo já está elaborando um plano de contingência.
Falando no mês passado, durante uma missão com a guarda costeira no norte da Noruega, o secretário de Estado da Defesa Roger Ingebrigtsen disse: “O NH90 está muito atrasado e estou muito preocupado com esta situação”, completando: “Estamos considerando quais as opções para garantir que a guarda costeira mantenha a capacidade que precisa em operação com helicópteros”.
O Ministério da Defesa acrescentou: “Se o fabricante não consegue entregar os helicópteros (dentro do prazo), estamos considerando o cancelamento do contrato. Nós somos o cliente e não podemos esperar eternamente pela entrega da mercadoria.”
O Ministério da Defesa não está mais aguardando chegar o prazo dado para entrega pela NH Industries, para completar a compra, e já está buscando as alternativas ao NH90, sem especificar os modelos que estão sendo considerados, observando: “Existem vários helicópteros no mercado, comprovados em combate e que estão em uso em outras nações”.
A NH Industries não quis comentar o assunto.
FONTE: Flightglobal
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval