Na busca por elevar a capacidade de operações aéreas da Esquadra, o Navio Doca Multipropósito Bahia (G 40) passou por mais uma Vistoria de Segurança da Aviação (VSA), no dia 7 de março, conduzida pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Força de Superfície, seguida pela validação dos envelopes de vento para as aeronaves da Marinha do Brasil (MB), nos dias 8 e 9 de março, coordenada pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM).
Com a presença dos 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) e 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), que operam as aeronaves UH-12 Esquilo, IH-6B Jet Ranger III, SH-16 Seahawk e UH-15 Super Cougar, respectivamente, o navio foi inicialmente avaliado quanto à capacidade da tripulação em atuar operando com duas aeronaves ao mesmo tempo no convés de voo principal e uma no secundário, além de verificar a prontidão em situações de emergências aeronáuticas.
Também foram testados os envelopes de vento recebidos da Marinha Nacional Francesa, que são parâmetros de direção e velocidade do vento que garantem a segurança nas operações com os helicópteros.
Com mais essa etapa cumprida, o navio amplia sua capacidade para operar com os diversos modelos de aeronaves disponíveis na MB, garantindo a segurança nas operações aéreas e a ampliação do poder combatente da Esquadra.
O próximo passo será a retomada das operações aéreas noturnas.
FONTE e FOTO: MB
Não existe nenhum outro avião de decolagem/pouso vertical no mercado alem do F-35B?
Interessante! A MB está gostando muito desse navio, e com razão é claro. Estamos vendo notícias de futuras ações militares brasileiras da ONU. A MB tendo sucesso no Bahia.
Eu não me surpreenderia de ver a MB lançar projetos de navios desse molde, para alcançar uma nova estratégia, e buscar uma posição de ação geopolítica concreta com projeção de forças expedicionárias, sobre o Congo e Líbano, com missão da ONU por exemplo.
Mais um navio como o Bahia já criaria capacidade de transporte de forças convenientes para isto?
Outro “complicador” seria a decolagem do F-35B…ele é capaz de decolar verticalmente, mas, apenas com uma limitada quantidade de combustível justamente para transitar de um local para outro caso não seja possível para ele executar uma
corrida curta com ou sem rampa que é a forma ideal como pode ser operado.
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Pousar e decolar é uma coisa outra bem diferente é o navio dar à aeronave amplas condições de operar e isso envolveria um
razoável estoque de combustível a bordo…reabastecimentos em alto mar dependem da disponibilidade de um navio tanque,
além de armas, peças , pessoal treinado, etc.
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Quanto ao que o Cláudio comentou sobre “compra de Harrier”, o mesmo não está sendo mais fabricado e os que existem ainda em serviço na Espanha, Itália e EUA não estão disponíveis para venda e servirão até o fim de suas vidas úteis.
A marinha poderia compra Harrier também porta helicóptero inglês pode se utilizado com porta aviões este navio s tem 20 anos uso eu acho será nosso novo aviões
Caro Wiltgen, não sou especialista no assunto, mas além da questão da alta temperatura dos gases ( até os americanos tiveram que encontrar soluções p/ ele operar nos navios já existentes ) creio que há outro complicador : o peso. O F-35B pesa carregado mais que o dobro do Super Frelon que era o mais pesado heli da França a operar no então Siroco, lembrando que acidentes podem ocorrer, um pouso mais violento teria um impacto ainda maior do que um pouso normal de uma aeronave de 27 ton e o piso tem que resistir a isso c/ folgas.
Sim, Luciano!
Nem entrei na questão do peso do F-35, que poderia ser mais um impeditivo de seu uso a bordo do Bahia.
Abs
Me pergunto se não perdemos uma chance enorme com o ministral
2 Ministral
1 NAe
Os 5 submarino
Na ativa mais 5 construindo
Um míssil decente fabricação nacional de 300km instalados em todos
Já comessariamos a ter uma Marinha no Brasil
Verba ?
Limita a o número de político e cargos públicos. Politicos com verga mensal fixa. E CARGOS De confiança com salário fixos e definidos.
1 senador por Estado
3 Deputados por Estado
Nas prefeituras
Maximo 5 vereadores
Ae teremos um valor dos 450 bilhões gastos com a maquina pública, que não serve para nada
Ae tem dinheiro pra aposentadoria e material bélico
Seria possivel utilizar um Harrier ou F-35B em um navio desses?
Matheus pelas dimensões do convoo, acredito que operaria sim com segurança, principalmente com o Harrier. Já o F-35 tem o problema do convoo não possuir resistência aos gases quentes que saem do seu motor.
Abs
dai ficamos sem peças de reposição igual aos sabres ou carroças voadoras (apelido carinhoso da base para a aeronave quando utiliza o seu canhão, por causa da “bateção” de lata que ela proporciona). São muito bem armados e blindados os equipamentos russos, porém pecam bastante ainda em qualidade e acabamento dos equipamentos, isso sem falar no pós venda ultra burocratico… da rosoboronexport. Uma pena.
poe mais alguns kamov-52 ai para testes ! rsrsrrs . o sonho