Em 23 de fevereiro, o NPaOc “Apa” foi acionado para cumprir SAR no navio mercante MV “SHIOSAI”, que estava com um dos seus tripulantes, Bryan Jay Gulmatico, de nacionalidade filipina, 25 anos, com febre muito alta de causas desconhecidas.
“Estávamos a cerca de 800Km de distância do navio mercante MV “SHIOSAI” e assim que fomos acionados para o socorro, imediatamente alteramos nosso rumo, colocando máxima velocidade para interceptar o navio mercante e realizar a evacuação aeromédica do tripulante enfermo. É importante ressaltar que o socorro no mar é uma atribuição da Marinha do Brasil em nossas águas jurisdicionais e no Alto-mar; e mais uma vez, a nossa Força mostrou-se pronta para salvaguardar a vida humana no mar.”, explicou o Capitão de Corveta Fabio Roberto Bocca Santos, Comandante do “Apa”.
Em virtude da falta de informações mais detalhadas sobre as condições de saúde do tripulante, que possibilitasse um diagnóstico mais específico, o médico de bordo embarcou na aeronave UH-12 7082 para a realização da Evacuação Aeromédica, no amanhecer desta quarta-feira (24).
“Estamos sempre em alerta e preparados para esse tipo de situação. Nosso primeiro combate foi estabilizar a saúde do tripulante. Agora, nosso objetivo é fazermos a evacuação da forma mais rápida e segura possível”, afirmou o tenente Bruno Jahara, médico do “Apa”.
FONTE: CCSM
A lamentar q a mesma nao sera construida aqui mesmo. Poderia evoluir e muito em todos os aspectos dada a seu projeto ser atual e muito bom. Mais uma oportunidade perdida pelo almirantado……..arghhhh
Muitos criticam a classe Amazonas por não ser bem “turbinada” em se tratando de armamento, mas não é só de recursos bélicos que se forma uma esquadra. Todo armamento que uma fragata tivesse não faria a menor diferença na vida desse e outros tripulantes civis.
Parabéns á marinha pelo resgate e melhoras ao enfermo.