Por GARRETT REIM
O helicóptero de carga pesada CH-53K King Stallion da Sikorsky passou por seu primeiro reabastecimento ar-ar durante os testes. Em desenvolvimento para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), o helicóptero completou um teste de 4,5 horas em Chesapeake Bay com um Lockheed Martin KC-130J em 6 de abril, informou o Comando de Sistemas Naval dos EUA (NAVAIR).
Em particular, a atividade incluiu um teste de inspeção para avaliar como o helicóptero se comportaria no “ar forte e turbulento” atrás do KC-130J. “Esses testes foram realizados com taxas de fechamento crescentes para garantir que o CH-53K possa lidar com as forças da sonda de reabastecimento ao entrar em contato com o drogue”, disse o NAVAIR.
“Foi muito bem-sucedido, provando que é um cavalo de batalha de logística vertical de longo alcance”, diz o coronel Jack Perrin, gerente do programa de helicópteros pesados H-53.
O reabastecimento aéreo ampliará o alcance de vôo sem escalas do CH-53K. O tipo de três motores tem um raio de missão não reabastecido de 110nm (203km) com uma carga de 12.200 kg (27.000 lb).
A capacidade de elevação externa máxima de 16.300 kg do King Stallion será a maior para um helicóptero militar dos EUA, permitindo o transporte de dois Humvees fortemente blindados simultaneamente.
A introdução do novo tipo foi adiada por vários problemas técnicos, incluindo problemas com os motores que reintroduzem gases de escape e caixas de velocidades principais que não eram duráveis o suficiente.
O programa recorde do USMC exige a aquisição de 200 CH-53Ks, mas o serviço no mês passado anunciou planos para reduzir seu número de esquadrões de helicópteros para caminhões pesados, como parte de um reajuste estratégico.
A NAVAIR diz que pretende lançar o teste operacional inicial e a avaliação do CH-53K no próximo ano, com a primeira implantação de frota direcionada para 2023-2024.
FONTE: Flight International
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN