No dia 13 de Janeiro o Ldr. Andy Edgell da RAF voou o primeiro F-35C, variante da Marinha os EUA, do programa JSF, com GBU-12s externos, mísseis ar-ar AIM-9Xs e pod de canhão no centro da fuselagem.
Obviamente, uma aeronave furtiva perde parte de sua “invisibilidade” com toda essa carga externa…
FONTE: The Aviationist
Tradução e Revisão: Defesa Aérea & Naval
Acho que é isso mesmo, Marcio, até o F-22 leva carga nas asas, mas isso só quando a furtividade não for necessária. Me pergunto quando vão construir bomabas e mísseis furtivos também, por que o desenho das bombas é tão antiguado e nunca mudou? Por que não fazem tanques de combustíveis furtivos?
Na minha opinião essa configuração de armamento externa dever ser usada assim que as ameaças aéreas e terrestres (operação SEAD) forem derrotadas e assim abrindo o caminho para o F-35 poder carregar mais armamento perdendo a furtividade e ganhando poder ofensivo sem se preocupar com ameaças do inimigo no campo de batalha.