O Museu TAM, localizado na cidade de São Carlos, estará com as suas atividades suspensas temporariamente. Esta decisão está atrelada ao acirramento dos desafios econômicos do país, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do Dólar em relação ao Real, resultando numa desaceleração do setor aéreo. Este cenário demonstrou a necessidade de um estudo interno de viabilidade econômica do Museu, que deverá ocorrer ao longo deste ano.
Durante este período de análise, as atividades do museu estarão suspensas.
A TAM ressalta ainda, que tentou de todas as formas buscar alternativas para manter o espaço em funcionamento, mas infelizmente diante de um cenário econômico desafiador, não foi possível.
DIVULGAÇÃO: TAM
O Museu pagou a conta pela crise mas também por diversos outros fatores, um dos principais é a distância de um grande centro como SP, por mais que a região no entorno de São Carlos seja bem povoada a mesma não supre a demanda de uma instituição histórica como esta.
Ao meu ver desde o começo o museu deveria ter sido idealizado visando o mercado da capital por uma questão simples público, mas o problema aqui é a ausência de espaços para comportar um estrutura como esta e que demanda uma logística bem planejada. Mas é com tristeza que os boatos se confirmaram e agora nos resta saber o que vai acontecer com o acervo a médio/longo prazo.
Este museu era um sonho, assim como a TAM, infelizmente não temos mais o Comandante Rolim.
Logicamente o museu iria pagar a conta causada pela crise. Por isso acho correto a transferência do mesmo para o campo de Marte, juntamente com o Musal e outros pequenos; aqui na capital de São Paulo a sobrevivência seria garantida pelo acesso fácil, e não escondido como o Musal. Aviação é paixão, não pode ser administrada por quem tem uma carteira no lugar de um coração. Enquanto isso a cultural, educadora e importantíssima festa carnaval, não tem crise, gastam cada centavo para ficar pulando no asfalto, mas não visitariam um museu, nem de graça com direito a transporte e três refeições.