O SH-3 Sea King foi utilizado pela Marinha do Brasil em seus porta-aviões Minas Gerais e São Paulo
O Museu Aeroespacial, localizado no Rio de Janeiro, recebeu da Marinha do Brasil, em agosto, um helicóptero SH-3 Sea King, oriundo do Esquadrão HS-1. A aeronave irá passar por um período de preparo e em breve estará em exposição.
Abaixo, algumas imagens do “Guerreiro 29” em operação na Marinha do Brasil:
A Marinha do Brasil recebeu seus primeiros Sea King em 1970 e com essas aeronaves cumpriu missões de busca e combate contra submarinos e navios. Desenvolvido pela empresa americana Sikorsky, o Sea King era equipado com radar e sonar, além de ser armado com torpedos e com o míssil anti-navio AM-39 Exocet. A frota de 16 aeronaves operou a bordo dos porta-aviões A11 Minas Gerais e A12 São Paulo.
Em 2012, a Marinha recebeu novos helicópteros MH-16 Sea Hawk para substituir os SH-3 Sea King.
Musal
O Museu Aeroespacial está localizado na Avenida Marechal Fontenelle, 2000, Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Com entrada franca, está aberto das 9h às 15h de terça a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados está aberto das 9h30 às 16 horas.
Mais informações no site www.musal.aer.mil.br
NOTA DO EDITOR: Ficamos felizes em ver que o 3029 estará preservado para sempre no MUSAL. Nós do DAN, que tivemos a oportunidade de ver esta aeronave operando, esperamos que ela possa ser vista por esta e futuras gerações.
Para matar a saudade…
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1021462689904&id=1025289527
Destino digno para o “Guerreiro 29”.
Partiu desta para o Musal!
No filme “Caçada ao Outubro Vermelho” um Sea King leva um agente da CIA do porta aviões Enterprise até um ponto distante no mar gelado do Atlantico Norte e faz um helocasting do agente direto no USS Dallas mas a operação é mal sucedida devido restrições do tempo On-Stand e o coitado é “alijado” no mar e sobe a bordo resgatado por mergulhadores. O USS Dallas estava na captura de um submarino Russo classe Akula (Typhoon) em que seu capitão desertou com 20 mísseis nucleares SS-N-20 Sturgeon a bordo cada um com dez ogivas nucleares e vira alvo de uma caçada pela US Navy e pela Armada Russa ao mesmo tempo, pense num filmasso !!!