Por Stacy Parker
O contra-almirante piloto da reserva da Virginia, Fred Lewis, tinha 34 anos quando voou pela primeira vez um F-14 Tomcat para fora da Naval Air Station Oceana, na Virgínia. Era 1974, e ele estava servindo em um dos dois esquadrões na base que operavam o novo caça.
“Era um avião fantástico para a época”, disse Lewis, 79 anos. “Realmente capaz”. Mas, mesmo quando o F-14 se tornou um símbolo da superioridade aérea da América, e depois foi aposentado, não havia lugar público em Virginia Beach para lembrar o avião e aqueles que deram a vida voando nele. Isso mudará em breve.
Um novo monumento do Tomcat F-14 será instalado este mês no Parque de Monumentos da Aviação Naval existente em Oceanfront. Dois monumentos, cada um custando cerca de US $ 90.000, serão realmente construídos: um no Oceanfront e outro em um museu de aviação em Pensacola, na Flórida.
Lewis está trabalhando em um terceiro para San Diego. Por um tempo, Oceana foi a base da frota de F-14 Tomcat da Marinha. O Tomcats para duas pessoas foi construído pela Grumman Aerospace e podia voar alto em velocidades supersônicas. Pilotos e oficiais de radar usariam mísseis guiados por radar e de busca de calor para interceptação e abater inimigos.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
Simplesmente “A Lenda”. Incrível que abortaram ele na época que já havia projetos de modernização/atualização e mantiveram o F-15. Ok ,o custo do Tomcat era elevado para manter e tal mas ,por ser “o cara” na função que exercia não teria valido a pena dar um grau nele uai??
Pelo que li e vi do projeto do super Tomcat, ele iria ficar muito mais fodão.