Por Ivan Plavetz
O nono e último avião de patrulha marítima Lockheed P-3 da Força Aérea Brasileira (FAB) esta passando pelo processo de modernização nas instalações da Airbus Military em Sevillha, Espanha e deverá chegar em breve no Brasil. À informação foi confirmada oficialmente pela empresa europeia em meados do corrente mês.
A Airbus Military já havia entregado oito P-3AM (M-modernizado) para a FAB, e informou que o último será liberado nos próximos meses. “Esse trabalho de modernização é amplo, pois o processo requer a reativação e o retorno operacional das aeronaves já equipadas com modernos avionicos e sistemas de missão após um longo período estocado”, disse uma fonte da companhia.
A FAB adquiriu 12 aviões dos estoques da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) a mais de uma década, para serem tecnologicamente atualizadas. Desse lote, nove foram selecionados para serem submetidos ao programa de modernização e três desmontados para aproveitamento de suas peças e partes como itens sobressalentes.
O principal sistema que equipa os P-3AM é o Sistema Tático Totalmente Integrado (FITS- Fully Integrated Tactical System) desenvolvido pela então EADS-CASA. Além do FITS, os P-3AM estão equipados com um radar multimodo de vigilância marítima ELTA Systems EL/M-2022A(V)3, sistema IFF (transponder interrogador amigo-inimigo), cockpit de pilotagem dotado da suíte Top Deck da Thales, sistema de comunicações de geração avançada incluindo datalink e um conjunto eletro-óptico de visualização FLIR Systems Star SAFIRE HD com capacidades diurnas e noturnas, incluindo imageamento infravermelho.
Além dos sistemas mencionados, os P-3AM são entregues com um sistema de navegação no estado-da-arte (incluindo um novo sistema de gerenciamento de voo), novo piloto automático, um novo sistema de gerenciamento de armamentos, motores Allison T56-A-14 aperfeiçoados, novo detector de anomalias magnéticas (MAD), sistema de detecção acústica e sistema de contramedidas eletrônicas.
Os P-3AM estão concentrados no Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAv), Esquadrão Orungan, unidade sediada em Salvador, BA. A introdução dessas aeronaves na frota de patrulha marítima da FAB esta proporcionando uma significativa ampliação do poder de controle do que ocorre nas aguas jurisdicionais brasileiras do Atlântico Sul, notadamente em função dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil que inclui ações de busca e salvamento numa área de aproximadamente de seis milhões de quilômetros quadrados de superfície marítima.
FONTE: T&D
A última modernização dos P-3AM recentemente se manteve o radares da ELTA EL/M-2022A?
Melhor seria se começar a pensar, e já, no sucessor dele, que poderia ser o excelente turboélice anfíbio japonês Shin Meiwa, o qual bem poderia receber o mesmo material eletrônico senão uma futura versão do mesmo, aquele quadrimotor a jato japonês de patrulha oceânica, ou então o russo Beriev A-40…
poderíamos usar plataformas próprias, como os E-Jet da embraer modificados para aumentar seu alcance. Mas agora temos outras questões a pensar, como os caças, mas daqui uns 15-20 anos eles vão precisar de um substituto…
Ferramenta indispensável e providencial…!… Agora só precisamos dos meios adequados para complementar e aumentar a eficácia da sua missão… Refiro-me à capacidade de pronta resposta…