Vídeo incrível do voo de um míssil de cruzeiro indiano Nirbhay, filmado a partir do cockpit de um avião caça Jaguar da Força Aérea da Índia sobre a baía de Bengala durante o seu segundo teste em outubro do ano passado ano. O piloto no cockpit traseiro do Jaguar biplace, fez este vídeo com imagens nunca antes vista do míssil de cruzeiro em sua fase de voo acima das nuvens.
Tai um pais que deveríamos procurar parceria estratégica. Um pais democrático que aspira ser do primeiro mundo e ocidental que nem noix, mais aqui não se pode falar em ser ocidental que é crime
otimo video…..c certeza deve estar fazendo um pre view de suas qualidades de voo. porem a outras consideracoes a fazer e principalmente….qual a velocidade, qual alcance de cruzeiro. neste video ele esta em altitude elevada para este tipo de arma…… eh alvo facil para qualquer tipo de AA (misseis incluso) ……vamos ver se tera um seeker para acompanhamento de terreno.. q tipo de localizador de alvo e por ai vai………..qual sera o alcance………..
Espero que o AV-MT 300 tenha versões lançadas do ar e uma versão anti-navio denominada AV-MAN 300(Avibras Míssil Anti-Navio 300). E uma versão VL lançada de navios AV-MT 2000 da mesma categoria do Scalp Naval e Tomahawk.
De cara também pensei no Tomahawk, mas depois vi que há muitas diferenças, mas este vídeo é IMPRESSIONANTE!
Eu torço e para o Brasil desenvolver um desses pois não vai adiantar nada ter um sub nuclear armado só com torpedo e mísseis ante navio,um míssil de cruzeiro e uma arma dissuazoria daquelas
Foi lançado pelo ar?
Eu não acredito que sofram tanto pois a Índia conta com um grande apoio técnico de israelenses e nós sabemos que na área de defesa Israel tem uma presença muito forte e eficiente.
Bem parecido com o Tomarosca, mas nesse mundo tudo se copia mesmo. Veremos em breve se ele se torna equivalente, superior ou inferior. Torço pelos indianos, mas acho que ainda vão penar muito no desenvolvimento desse míssil.
Dado o envolvimento e laços da indústria indiana de armas com a Rússia, me parece maior chance de ser uma versão sob licença de um míssil russo nessa categoria. Até onde tenho lembrança, as asas do Tomahawk são “altas” e as desse míssil indiano são “baixas”.
Impressão minha ou bastante parecido com o Tomahawk?
Emerson,
O Tomahawk Block IV (última versão) só tem três aletas.
Em relação aos Tomahawks mais antigos, eles têm uma tomada de ar vantral saliente.