Por Guilherme Wiltgen
Após quase 11 meses, chegou hoje ao Rio de Janeiro a Fragata Constituição (F 42).
A Constituição suspendeu da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), no dia 8 de julho de 2014, para integrar a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (FTM-UNIFIL), substituindo a Fragata Liberal (F 43).
Para poder iniciar seu regresso ao Brasil, foi substituída provisoriamente pelo NPaOc Apa (P 121), durante o período de reparo da Fragata União (F 45), ocorrido na Itália.
Pousou hoje também no pátio do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), o AH-11A Super Lynx N-4009 (Lince 09) trazendo a bordo parte do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE).
Nós do DAN desejamos boas vindas à todos os nossos militares!
BRAVO ZULU “URSO” e “LINCE 09”!
FOTOS: Ilustrativas
.. ……. falando em veteranas, a Marinha Italiana vai gastar mais de 6 bilhões de euros pra substituir embarcações das décadas de 70 e 80 ..vai vender o estoque antigo ou até mesmo doar…. 4 navios patrulha classe Soldati,4 fragatas classe Maestrale e 6 corvetas classe Minerva….como todas as embarcações foram construídas pela Fincantieri eles sugerem que se entendam com esse estaleiro para caso de modernização………..
E são veteranas mais ainda cumprem sua missão,espero que a marinha escolha logo uma substituta por que navios não ficam prontos da noite pro dia e aqui ainda levam mais tempo e tempo e tudo que não temos!
Pode até estar cansada pelos muitos anos de bons serviços prestados, mais, ainda tenho muita admiração por estes vasos de guerra. Pena que não houve ao longo dos anos natural evolução desse projeto.
Foto belíssima!!!!!