Por Sonia Racy
Os 12 caças Mirage 2000 aposentados pela FAB em 31 de dezembro irão para o desmanche. Turbinas, componentes e até os mísseis serão vendidos no mercado internacional.
O 1° Grupo de Defesa Aérea, que voava com o jato no Brasil, ficará sem aeronaves até a chegada dos Gripen NG, o que deve ocorrer em 2018.
FONTE: ESP
NOTA DO EDITOR: Na verdade não serão as 12 unidades, pois o Mirage 4948 fez seu último voo para o MUSAL no Rio de Janeiro. Acredito que outra fique em Anápolis. Quanto ao 1º GDA ficar sem aeronaves, isso também não está correto, pois os F-5M estão lá. Os pilotos do GDA estão fazendo ground school para assumi-los em breve, e então, aguardar a chegada dos Gripens C/D que estão sendo negociados governo a governo e deverão chegar até o fim deste ano, início de 2015.
Perdi essa, Padilha.
Bom domingo,
Justin
Amigos, boa noite.
Vídeo do último voo F-2000 rumo ao MUSAL:
http://www.youtube.com/watch?v=MlqMGzrcqks
Justin
já publicamos aqui no DAN.
seria melhor estuda-los , principalmente os motores . são poucos que fazem motor de caça e o Brasil deveria fazer algo nacional . na 1 ª guerra mundial , os alemães copiaram os motores dos aviões franceses . seria bom nós fazer o mesmo .
Acho que um também poderia ir para o museu da TAM
Então, pelo que entendi, vai haver uma certa economia até a chegada dos gripen!
podiam mandar um pro CTA passar a moto serra e descobrir todo o projeto dele, para fazer um kfir nacional kkk, area 51 “a brasileira” kkkk os franceses iriam ficar mais bravos ainda kkk
Editor, obrigado por ajudar a trazer luz sobre o assunto.
Excelente notícia!!
Tinha gente temendo a doação aos Argentinos (que parrecem ter desistidos dos F-1). Notícia muito boa!! Há diversos operadores que possivelmente devem arrematar o lote.
Mas ainda acho que a FAB deveria poder leiloa-los para civis. Alguns brasileiros já compraram no exterior antigos caças de combate. Ao chegarem aqui eles são desarmados e recebem uma matrícula civil. Em Bragança Paulista, até anos atrás, tinha um Fouga Magister em condições de voo. Infelizmente o mesmo se acidentou.
Com referência à Nota do Editor, entendo que os F-5 estão em Anápolis somente para cumprir o alerta, não para servir no GDA. Creio que efetivo do GDA foi reduzido para continuar as atividades administrativas do esquadrão e aguardar os Gripen, sejam eles C/D ou E/F.
Os demais pilotos, pelo que li nos sites, foram transferidos para os esquadrões de F-5.
Realmente neste momento os F-5M que estão em Anapolis são do 14.
Mas dependendo da lacuna e com piloyos do GDA se preparando para voar e operar o Mike, pode ser qur o GDA venha a ser operador deles também até a chegada do derradeiro caça.
Luiz, você teria uma projeção do tempo de conversão de um piloto graduado no M2000 para assumir as operações com F-5M?
Forte abraço ao DAN.
A Nota do Editor foi chave aqui para melhor compreensão da situação, obrigado.
A FAB virou a rainha da sucata agora ela está certa tem mais que faturar antes que aparece um esperto e resolva doar esses MIRAGES