No dia 21 de outubro de 2014, o Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, visitou às instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), acompanhado do Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto e do Diretor de Aeronáutica da Marinha, CAlte Carlos Frederico Carneiro Primo, com suas respectivas comitivas.
Na ocasião da Cerimônia de Lançamento do Protótipo do Cargueiro KC-390, da Força Aérea Brasileira, as instalações onde estão se desenvolvendo as atividades relacionadas à Modernização das Aeronaves AF-1/1A foram apresentadas ao Ministro da Defesa, que verificou “in loco” o atual estágio de desenvolvimento do programa.
Nesta mesma oportunidade, os integrantes do Grupo de Fiscalização e Recebimento de Aeronaves (GFRANV) AF-1/1A e o Engenheiro da Embraer, responsável pela modernização dos aviões, responderam a várias perguntas formuladas pelo Ministro e comitiva, demonstração inequívoca do interesse despertado pela visita.
O Programa de Modernização das Aeronaves AF-1/1A é um dos muitos projetos realizados pela Marinha do Brasil com intuito de manter seus meios integrados aos últimos avanços tecnológicos. Este programa encontra-se na fase de testes e certificações do protótipo.
A entrega das primeiras aeronaves modernizadas está prevista para ocorrer no início de 2015 e o recebimento dos novos meios agregará significativo incremento na capacidade operativa da aviação naval.
FONTE: DAerM
Obrigado Padilha !vi ja o pintaram em 2 cores !não sei se é alguma tinta anti corrosão! obrigado pela explicação e se não for pedir muito o que vai ser feito com aquele navio venezuelano ?
No Brasil temos uma mania de querer sem trabalhar , sem passar etapas básicas de aprendizagem e de experiência!
A modernização dos AF-1 e a ressuscitação do A-12 é uma das etapas para chegar ao ponto desejado, que é fazer produtos bélicos com alta tecnologia!
Veja o caso da China, começou desmantelando Mig-21s russos, fazendo engenharia reversa a uns cinquenta anos atrás e , hoje, já projeta caças de quinta geração. Então, os upgrades previstos são importantes e passos básicos na independência desejada. Sobre o fato de modernizar 12 AF-1 ao invés de todos, é questão de dinheiro! Ainda vamos ver o A-12 totalmente operacional com os AF-1 a bordo e , se Deus quiser, e projetando/fabricando nossos NAE!
Vejamos um engenheiro mecânico que se formou recentemente. Ele é candidato ao cargo de gerencia de montagem da GM, durante a entrevista, é perguntado se ele tem experiência para o cargo, no que ele responde que SIM: Para isso me formei em eng. mecânico…..Coitado!
Assim são as coisa! Em um país, O GIGANTE BRASIL, não poderia ser diferente. Se ele sua a camiseta para prestar manutenção de primeira ordem em CAÇAS que ja saíram de uso por outros países, é porque aprendeu como se faz isso, e aprendeu muito bem. Se O GIGANTE BRASIL, não começasse por baixo, ele jamais estaria apto a absorver a tecnologia sueca para montar e desenvolver CAÇAS do tipo GRIPEN. O GIGANTE BRASIL tem uma longa história de manutenção de aeronaves, apesar de toda a sabotagem e dificuldades de adquirir peças e tecnologia no exterior, mas isto ja é outra história, para discussões posteriores. O fato é que hoje podemos, com certeza absorver tecnologias para sermos parceiro de uma nação mais avançada nesta área, perfeita foi a escolha pelo GRIPEN, pois junto com os suecos, de igual para igual, desenvolvermos um CAÇA genuinamente brasileiro. Não esqueçam que países que não aceitaram ajuda ou foram pioneiros na criação tiveram grandes baixas humanas e alto custo financeiro.
Como anda a modernização do A12 está em sintonia com os do A4 a Mb deve empurrar com a barriga essa modernização desses caças para terminar junto com a do A12.
Parece que a modernização dos skyhawk está indo muito bem, e dando resultados operacionais efetivos. Aquela estória de main spar rachado era uma balela. Muito curioso em ver os Trader e Tracker igualmente em operação no São Paulo. Se é para ser um grande museu, que seja logo o Louvre!
Padilha, o que é PMG?
Obrigado!
Enquanto o Padilha não aparece…
PMG significa Período de Manutenção Geral efetuado em
submarinos e navios de superfície e como o nome diz é
abrangente, complexo e demorado.
No caso dos submarinos Tupis até 3 PMGs poderão
ser realizados ao longo da vida útil e todos já passaram
pelo primeiro.
Programa de Manutenção Geral.
Período de Manutenção Geral
Eu também gostaria de ver o Brasil modernizando aeronaves como F15; F14;F16;SU-27;SU-33 etc..
Porque em teoria, quem modernizar absorve conhecimentos para fazer, só espero que os conhecimentos advindos dos programas de modernização tocados pelo Brasil, somados aos adquiridos do programa FX2 sejam usados para desenvolver um caça naval nacional.
Quanto ao A4, acho que ainda serve e muito á nos principalmente para treinar á nova unidade aérea da MB.
Padilha,
Vejo pelas poucas imagens disponíveis aos contribuintes diversos gabaritos e dispositivos no overhauling do AF-1. Pensando em toda documentação técnica gerada, mão de obra treinada e ferramental, ainda com o processo de desenvolvimento pago não valeria a pena o MD incluir o restante das aeronaves nesta modificação? Doze aeronaves (nove mono e três biplace) é para um programa piloto. Por mais que venham a falar que é uma aeronave antiga o Brasil não terá pelos próximos 10/12 nada para fazer esta função. No mais, caso um dia a nossa segunda frota sair do papel estes aviões ainda podem ser utilizados.
Senhores e colegas do DAN!trabalho no rj e todo dia pego as barcas de niteroi para o rio e vice versa!essa semana passando pelo AMRJ notei uma novidade!é um submarino IKL 209 sendo cuidado!gostaria de saber qual dos nossos sub é o que está no AMRJ!poderia me ajudar?abraços
Foi o submarino Tamoio entrando em PMG.
“A entrega das primeiras aeronaves modernizadas está prevista para ocorrer no início de 2015”
Faz tempo que não era divulgado informações sobre esse programa, felizmente percebo que as coisas estão caminhando por aqui também e teremos boas notícias no começo de 2015…
Precisamos delas prontas e quem sabe com a versão aérea do MAN-1 implementadas para quando o retorno do A-12 estar com tudo 100% …
O GIGANTE BRASIL, tem hoje pelo menos dizem que tem o melhor programa de modernizaçao de caças,aeronaves do mundo,f5m, amx, AF-1 ou A-4 etc…Mas cinceramente eu gostaria que fossem toda frota mais recentes tipo F15 , F16 e (F18 no lugar AF-1) o dinheiro gasto com manutenção seria melhor gastos. E não aeronave da década de 50,o af-1 passou da hora de ir pra vala.Na minha pequenina e simples opinião o BRASIL deveria para com reformas modernizações Já ,STOP com mendigagens não compensa. Sou contra reformas modernização.
Brazuca
No caso dos AF-1 apesar de serem um projeto antigo todos os vetores que foram adquiridos do Kwait tem pouquíssimas horas de vôo e pelo preço que a Marinha do Brasil pagou por eles foi um excelente negócio, cerca de US$ 83 milhões por 23 aeronaves além de motores reserva, muitas peças de reposição e mais 217 mísseis AIM-9H Sidewinder…
Como pode ver foi um excelente negócio sendo assim viabiliza perfeitamente sua modernização que os deixará muito melhor equipados que os caças da maioria das forças aéreas da região, talvez eu arrisco dizer que ficarão melhores que um F-16 block 30/32.
Melhorias:
*Revisão Geral das aeronaves
*Revisão Geral dos motores
*Novo radar (Elta 2032)
*Novo HUD (Head Up Display);
*Dois displays táticos 5”x7”, Color Multi-Function Display (CMFD)
*HOTAS (Hand On Throttle and Stick;
*Computador principal que executará todo cálculo de navegação e balístico,
*Novo sistema de geração de energia, com a substituição dos atuais geradores e conversores
*Sistema OBOGS (On Board Oxygen Generation System)
*Novos rádios Rohde & Schwarz M3AR
*Instalação do Radar Warning Receiver (RWR);
*Instalação do 3º Rádio VHF, capaz de realizar transmissão de dados via data-link, enquanto a aeronave permanece com a escuta dos órgãos ATC (Air Traffic Controler);
*Revitalização do Piloto Automático
*Integração do Radar Altímetro e do TACAN
*Sistema inercial (EGI) de última geração *Integração dos instrumentos do motor e
*Instalação de Estações de briefing e debriefing
* Envio dos motores Pratt & Whitney J52-P-408 para a empresa IAI em Israel, onde passam por uma revisão completa (overhal), retornando como novos.
Falta só a implementação do A-Darter e da futura versão aerotransportada do MAN-1 para termos um caça naval digno de respeito no Atlantico Sul.