Oxford, 19 de abril de 2024 – O Ministério da Defesa do Reino Unido encomendou mais seis helicópteros Airbus H145 como o próximo passo na renovação da sua frota de helicópteros e na redução do número de diferentes tipos em serviço.
A nova aeronave será implantada em Chipre principalmente para tarefas de resposta a emergências e em Brunei para apoiar o treinamento militar do Reino Unido na guerra na selva e substituirá os helicópteros Airbus Pumas que atualmente desempenham essas funções.
O Diretor Geral da Airbus Helicopters no Reino Unido, Lenny Brown, disse que “Parabenizamos o Ministério da Defesa por esta aquisição inteligente que fornece simultaneamente o helicóptero do tamanho certo para os requisitos de Chipre e Brunei, representa um excelente valor para o contribuinte do Reino Unido e é outro passo fundamental na racionalização dos modelos na frota de helicópteros de transporte. O H145 Jupiter e seu irmão H135 Juno continuam a demonstrar excepcional confiabilidade e versatilidade na função de MFTS (Military Flying Training System (MFTS) e trarão esses atributos cruciais para suas novas tarefas.”
Os novos helicópteros serão entregues no próximo ano e servirão em paralelo com vinte e nove H135 e sete H145 na Defense Helicopter Flying School (DHFS), que treina todos os pilotos militares do Reino Unido como parte do MFTS na RAF Shawbury. A frota ampliada do H145 traz economias de custos de suporte e reduz substancialmente o tempo de treinamento de conversão de pilotos.
A versão mais recente do H145, campeão de vendas da Airbus, adiciona um inovador rotor de cinco pás ao H145 multimissão, aumentando a carga útil do helicóptero em 150 kg. A simplicidade do novo design do rotor principal sem rolamentos facilita as operações de manutenção, melhora a facilidade de manutenção e a confiabilidade e aumenta o conforto de voo para passageiros e tripulantes.
Em todo o mundo existem mais de 1.675 helicópteros da família H145 em serviço, com um total de mais de 7,6 milhões de horas de voo.
Alimentado por dois motores Safran Arriel 2E, o H145 é equipado com controle digital de motor de autoridade total (FADEC) e o conjunto de aviônicos digitais Helionix. Inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, aumentando a segurança e reduzindo a carga de trabalho do piloto.
A sua pegada acústica particularmente baixa torna o H145 o helicóptero mais silencioso da sua classe, enquanto as suas emissões de CO2 são as mais baixas entre os seus concorrentes.
Os aviônicos Helionix geram economias significativas no treinamento de pilotos devido à semelhança entre os diferentes tipos de Airbus, incluindo o H135 e o H175M.
FONTE: Airbus Helicopters
Alguém sabe dizer se o H135 que a MB comprou recentemente e sofreu um acidente teve salvação ou se foi pt?