Durante a sua visita a Itália, o Ministro da Defesa da Argentina, Jorge Taiana, visitou a fábrica da Leonardo Helicopters e assinou uma carta de intenções para a aquisição de oito helicópteros AW109, para reforçar as capacidades da Marinha Argentina em suas tarefas de patrulhamento da Zona Econômica Exclusiva (ZEE).
O chefe da pasta de Defesa disse que “Na Argentina nossos navios de patrulha oceânica precisam ter helicópteros leves que possam entrar nos hangares dos OPV. Estamos convencidos de que a Leonardo é a empresa certa para adquirir estes helicópteros.
A aquisição de oito helicópteros leves AW109 da Leonardo para a Marinha Argentina e o Comando Marítimo Conjunto, ampliará as capacidades de controle e vigilância da área marítima sob jurisdição argentina, uma vez que este sistema é adequado para embarcar nos OPV.
O helicóptero multiuso AW109 é um helicóptero médio bimotor que pode ser configurado para cumprir diversas funções, tanto de vigilância e Serviços Médicos de Emergência quanto de Busca e Salvamento (SAR), tarefas para as quais possui um guincho lateral que facilita as evacuações aéreas. Tem capacidade para um piloto e um copiloto e seis tripulantes, podendo operar durante três horas, num alcance de cerca de 574 Km.
A cooperação entre Argentina e Itália em matéria de Defesa remonta a 1992, quando foi assinado em Roma, o Acordo de Cooperação em Defesa, que entrou em vigor em 1997, que estabelece os princípios orientadores da cooperação mútua no setor produtivo e aquisição de capacidades relacionadas com equipamentos de defesa.
Durante sua visita à Itália, o Ministro da Defesa também manteve uma reunião bilateral com seu homólogo italiano, Guido Crosetto, no Palácio do Exército, para fortalecer a cooperação em produção e defesa, treinamento e apoio antártico.
FONTE: Ministerio de Defensa
Fico à pensar, nós temos uma fábrica de helicópteros aqui em Minas que produz o fenec , o país em questão pediu, não sei se já foi aprovado ou ainda terá que passar por algum tipo de aceite em fim pediu 600 milhões de dóletas emprestado e na hora de fazer a média vai lá fora comprar dos outros. E se bobear com o nosso din din. Enquanto aqui fica recauchutando os meios mais antigos em vez de comprar novos. Agente não tem plata para nosso uso, mas temos para emprestar para que os outros utilizem e comprem e que não temos e precisamos.
Kkkkkkkkkkkkkk comprar de que jeito, não a Plata.
Em se tratando de Carta de Intenções , a Argentina já uma potencia regional ! Quanto “humo” e quantas viagens estes militares fazem enquanto o país passa tantas dificuldades, e nem ficam “corados” de vergonha ! Mas é assim mesmo com estes tipos ditos progressistas ( ? ) Será ?
Mais uma ” carta de intenções”. Ate eu vou assinar uma…vale mais que a assinada pela Argentina