Por Raquel Freire
Pesquisadores do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos, desenvolveram um robô em miniatura capaz de se mover apenas com ímãs. O minúsculo drone em formato de origami se dobra sozinho, consegue nadar, carregar objetos mais pesados que ele e se dissolve, quando não precisa mais ser usado.
Ele começa como um simples quadrado plano, com 1,7 cm de lado, feito de PVC. Sobre a folha é posicionado um pequeno ímã, fazendo com que a estrutura pese 0,31 g. Ao ser submetido a uma fonte de calor de 15 Hz, o drone se dobra sozinho e fica preparado para andar.
Mas o movimento não acontece de forma autônoma. É necessário que ele esteja sobre uma superfície abaixo da qual ficam quatro bobinas eletromagnéticas. Elas atraem e repelem o ímã, fazendo com que ele sacuda. Devido às bordas irregulares do mini robô, ele começa a se mover, atingindo velocidade de 3 a 4 cm por segundo.
Quando tudo termina, basta mergulhá-lo em um pouco de acetona que o origami se dissolve, restando apenas o ímã. A equipe do MIT espera construir interações que se destruam inteiramente, sem deixar qualquer vestígio, além de conseguir andar ou nadar de forma completamente independente.
TÍTULO ORIGINAL: “Bizarro: drone minúsculo parece origami e ‘se mata’ quando termina tarefa”
FONTE:Techtudo
São coisas como essa que fazem um país ser respeitado no mundo
País sério é país que investe em tecnologia
…………..no futuro arranjarão uma utilidade pra êle……
Origami Drone !!! Interessante mas ainda estou tendo dificuldades para encontrar uma utilidade real para essa coisinha… já que ela precisa de uma bobina acompanhando todo seu percurso para surtir o efeito de seus movimentos através de campo magnético… Isso é um problema que a torna inviável sua utilização real