Por Luiz Padilha
Por ocasião da visita do DAN à Base Naval de Norfolk-VA, nosso anfitrião sugeriu uma visita à um importante museu de aviação, o Military Aviation Museum (MAM), onde as aeronaves são preservadas em condições de voo e participam ativamente de vários shows aéreos pelos Estados Unidos. Sugestão aceita, partimos em direção ao aeroporto em Virginia Beach.
O aeroporto é bem retirado, mas de fácil acesso por vias muito bem conservadas, mas por ter sido uma decisão de última hora, ao chegar lá, as aeronaves estavam sendo recolhidas e não foi possível vê-las acionadas.
Assim que entro no MAM, me deparo com um Sopwith Camel no teto e invertido (reparem no lenço do piloto), o que só fez aumentar a ansiedade para entrar. A entrada custou U$ 15,00 e, por ser dentro da loja do museu, bateu aquela indecisão: garimpo os livros, adesivos, patches agora ou depois? Um dos muitos voluntários me tranquiliza dizendo, “faça sua visita com calma que a loja não vai fechar”.
A loja é bem interessante e tem muitas opções para os amantes de aviação, com muita literatura disponível, modelos, patches e brinquedos para a criançada.
Infelizmente, a parte dos “warbirds” da 1ª Guerra Mundial e o Fighter Factory, onde as aeronaves são restauradas, não estavam disponíveis para visitação. Infelizmente eles estavam em manutenção neste dia.
História
O Museu foi fundado por Gerald “Jerry” Yagen em 2005, e os hangares do museu foram abertos ao público em 2008. Ele estava coletando e restaurando warbirds desde meados da década de 1990, começando pelo Curtiss P-40E Kittyhawk, e então, criar um museu para compartilhar a coleção com o público um pulo.
Porém, em 2013, devido a dificuldades financeiras do Sr. Yagen, pensou se em vender o acervo. O Museu não fechou, mas várias aeronaves foram vendidas e o MAM, agora estão funcionando normalmente. Após as vendas em 2013, algumas aeronaves adicionais foram adquiridas e estão sob restauração para voar.
O MAM tem seu próprio aeródromo de grama, na área de Pungo, Virginia Beach, VA. O complexo inclui dois hangares de exibição (um em cada lado do edifício do museu principal) em um grupo de edifícios, e em outro grupo, uma réplica do hangar de madeira da era da 1ª Guerra Mundial, um hangar de manutenção (inteiramente novo, mas uma réplica exata com design de 1937), um hangar de metal idêntico ao da Luftwaffe pré 2ª Guerra Mundial e um conjunto de três hangares de armazenamento idênticos, pintados para se assemelhar aos hangares da 2ª Guerra Mundial.
Acima o hangar original restaurado da Luftwaffe, construído em 1934 na Base Aérea de Cottbus. Após o fechamento da base durante a re-unificação da Alemanha, o MAM obteve o hangar, que foi desmontado e enviado para Virginia Beach. Sua montagem começou em 2010 e terminou no outono de 2012, onde agora abriga as aeronaves da Luftwaffe.
O Military Aviation Museum é o lar de uma das maiores coleções do mundo de “warbirds” em condições de voo. Lá encontramos aeronaves da Alemanha, França, Itália, Rússia, do Reino Unido e dos Estados Unidos, tanto da 1ª Guerra Mundial e da 2ª Guerra Mundial, porém, também é possível ver aeronaves da década de 1910 até o início dos anos 1950.
O Military Aviation Museum também proporciona ao visitante a chance de voar nesses 2 pássaros acima. Para voar no Stearman PT-17 Kaydet, o custo é de USD 169,00 por 15 minutos ou USD 279,00 por 30 minutos de voo.
Mas se você estiver acompanhado, opte por voar no WACO YMF-5, que é configurado com 3 assentos. O custo sai por USD 225,00 por 15 minutos e USD 375,00 por 30 minutos de voo. Ao final do voo, o visitante recebe uma camisa ou um boné do MAM.
O Staff do museu é composto por voluntários que, como eu pude observar, é uma mistura de velhas águias à jovens que amam as aeronaves e engenheiros aeronáuticos aposentados. Todos com uma só missão: preservar, restaurar e voar estas aeronaves históricas, e assim, permitir as novas gerações, a possibilidade de experimentar e aprender como seus antepassados poderiam ter sofrido em céus muito longe de casa.”
Nos principais shows aéreos semestrais (um na primavera para aviões da 2ª Guerra Mundial, e outro no outono para a 1ª Guerra Mundial), bem como outros eventos especiais, as aeronaves voam de novo para que o público possa ver a exuberância dessas belas aeronaves.
Hangar 2
Este hangar é recheado de aeronaves muito interessantes e que não são tão fáceis de se ver, voando então nem se fala. O MAM é um dos poucos museus que contam em seu acervo, com caças russos preservados e em condições de voo.
Para os entusiastas e apreciadores do game “War Thunder”, este museu possui muitas aeronaves que eles usam no jogo, e talvez elas sejam um pouco diferentes da versão que aparece no game.
Apesar de muitas aeronaves estarem em condições de voo, algumas voam pouco, devido a complexidade de se realizar suas manutenções, que sempre são caríssimas. Nesta oportunidade vimos o Polikarpov-PO-2 sem um dos cabeçotes, que foi retirado para manutenção.
Veículos
O MAM também possui em seu hall de entrada uma réplica do Flyer dos irmãos Wrigth, um exemplar da Bomba Voadora V-1 (Vergeltungswaffe 1) e alguns veículos usados na 2ª Guerra Mundial muito interessantes.
Infelizmente, devido ao término do tempo não foi possível explorar mais o museu. Espero que eu tenha conseguido passar a vocês um pouco do fantástico Military Aviation Museum.
O museu abre diariamente das 9:00 ás 17:00, estando fechado durante o feriado de Thanksgiving e no Natal.
Endereço e telefone:
1341 Princess Anne Road
Virginia Beach, VA 23457
(757) 721-7767
Preços:
- Adultos – $15.00
- Jovens (entre 6 e 17) – $7.50
- Crianças abaixo de 5 anos – Grátis
- Idososs (65+) – $13.00
- Militares da Ativa ou da reserva – $12.00
- Grupos com 10 ou mais pessoas
- Adultos – $13.00
- Jovens (entre 6 e 17) – $6.00
- Veteranos da 2ª Guerra Mundial – Grátis
Belíssima matéria.
Excelente fotos.
Parabéns ao DAN.
Bela reportagem, Padilha… nosso Santos Dumont está representado em um quadro no museu do Memorial dos Irmãos Wright na Carolina do Norte… e só…
Padilha, meu filho, tô c/ uma inveja boa de vc, rs. Isso é aviação de raiz!
Faltou a replica do 14 Bis e o justo reconhecimento para aquele q de fato foi o primeiro alcar voo por recursos proprios e reconhecido por orgao internacional na Franca e a vista de gde publico. Qto ao estilingue voador……….so mesmo esses panacas americanos a idolatrar esses irmao wright. Faltam a eles a humildade de reconhecer tal fato.
Sim. Lá nos EUA Santos Dumont é pouco conhecido. Não tinha como ter lá uma réplica do 14 Bis, porque eles tem maior proximidade com outros países. Eu nem cliquei o estilingue se vc reparou.