Como sobreviver em um ambiente de temperaturas polares? Para responder a essa pergunta, sete militares do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), unidade da Força Aérea Brasileira que presta apoio logístico aéreo ao Programa Antártico Brasileiro, realizaram um exercício de sobrevivência em El Colorado, a cerca de 700 km ao sul da capital do Chile. O curso foi ministrado pela Força Aérea Chilena.
“O mais básico para eles, é muito importante para nós”, explica o Capitão Diego Nascimento de Oliveira, comparando as diferenças climáticas entre o Rio de Janeiro, onde o Esquadrão Gordo é sediado, e o clima da Cordilheira dos Andes no sul do Continente Americano.
Os militares aprenderam duas técnicas sobre como construir abrigos, como iglus, para permanências curtas e longas na neve. Uma delas consiste em comprimir camadas de neve e depois cavar uma abertura de entrada. “Nesse dia, a temperatura estava em torno de -10°. Demoramos quase quatro horas para finalizarmos a construção do iglu para quatro pessoas, mas valeu a pena, depois de pronto a temperatura em seu interior era de aproximadamente 3°”, detalha o capitão sobre o local onde eles passaram a noite.
Para verificar o grau de oxigênio dentro do iglu, eles mantêm duas velas acesas. “Enquanto tiver ar, elas queimam. Se apagarem, precisamos sair”, afirma.
A outra técnica de abrigo é mais simples. Consiste em cavar um buraco na neve e cobrir com lona. “Mas não fica tão quente como no iglu”, compara o Capitão Diego, que fará o primeiro voo para o continente gelado em outubro.
Além das técnicas de sobrevivência no gelo, os militares realizaram exercícios de deslocamento na neve, utilizando botas, raquetes e ski. “Recebemos várias instruções teóricas e realizamos treinamentos práticos de ensinamentos que podem ser fundamentais na eventualidade de um acidente ou permanência em locais de baixas temperaturas”, relata o piloto, que integra o Esquadrão Gordo desde 2012.
Saiba mais – Os militares que realizaram o curso, que aconteceu entre 9 e 15 de agosto, integram o quadro de tripulantes antárticos da unidade aérea. São eles que operam a aeronave C-130 Hércules nos voos de reabastecimento da Estação Antártica Brasileira. O treinamento agrega conhecimentos fundamentais para os tripulantes no caso da necessidade de realização de um pouso forçado durante as missões.
Assista ao FAB em Ação e compreenda os desafios de voar no continente gelado para prestar apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro:
Lucio, via de regra precursores aerotransportados, elite da elite do EB, estão preparados para operar em qualquer terreno, agora o apronto da tropa especial para operar em outros ambientes já existe, entre no site da brigada de operações especiais. Abraços
ESSA MILITAR NÃO SABE FALAR PORTUGUÊS !!!! ELA FALA PORTUGUI , COM MUITO iiiiiiii
Esse pessol da FAB ai devem estar super ansiosos para ver o KC-390 no lugar dos Hercules!!!
Lucio, via de regra precursores aerotransportados, elite da elite do EB, estão preparados para operar em qualquer terreno, agora o apronto da tropa especial para operar em outros ambientes já existe, entre no site da brigada de operações especiais. Abraços
ESSA MILITAR NÃO SABE FALAR PORTUGUÊS !!!! ELA FALA PORTUGUI , COM MUITO iiiiiiii
Esse pessol da FAB ai devem estar super ansiosos para ver o KC-390 no lugar dos Hercules!!!
Defendo que as forças especiais e diversos outros batalhões das 3 forças treinem não só no gelo, mas em ambientes de deserto e outros inóspitos espalhados pelo mundo. Se o Brasil fosse um país sério que investisse em suas forças armadas e atinasse para a importância geopolitica e estratégica que possui, eu me arriscaria a sugerir a crianção de uma força de ação global, onde os soldados fossem preparados para todos os ambientes.
Defendo que as forças especiais e diversos outros batalhões das 3 forças treinem não só no gelo, mas em ambientes de deserto e outros inóspitos espalhados pelo mundo. Se o Brasil fosse um país sério que investisse em suas forças armadas e atinasse para a importância geopolitica e estratégica que possui, eu me arriscaria a sugerir a crianção de uma força de ação global, onde os soldados fossem preparados para todos os ambientes.
Tem que fazer igual a seleção de rugby do Uruguai que caiu nos Andes… é o único jeito, antropofagia.
o kc-390 poderá fazer o mesmo?
Tem que fazer igual a seleção de rugby do Uruguai que caiu nos Andes… é o único jeito, antropofagia.
o kc-390 poderá fazer o mesmo?
é vero….em que estado se encontrará o C-130?
Por coincidência, o C-130 que aparece na reportagem do FAB TV é o 2470, o mesmo que se acidentou na Antártida em novembro de 2014.
Por falar nisso, como será que anda o resgate/recuperação dessa aeronave por lá?
é vero….em que estado se encontrará o C-130?
Por coincidência, o C-130 que aparece na reportagem do FAB TV é o 2470, o mesmo que se acidentou na Antártida em novembro de 2014.
Por falar nisso, como será que anda o resgate/recuperação dessa aeronave por lá?