O Ministro de Material da Defesa autraliano, Mike Kelly, anunciou o primeiro dos 24 MH-60R Seahawk, completou com sucesso seu primeiro voo de teste, ocorrido em 26 de junho de 2013 na fábrica da Sikorsky, Connecticut EUA.
Durante o voo passou por uma série de avaliações, incluindo controle de voo, performance dos motores, análise de vibração e de navegação, bem como a fase de aceitação.
A Royal Australian Navy (RAN) está investido mais de US$ 3 bilhões para a aquisição dos 24 MH-60R Seahawk, o que representa um compromisso considerável para ampliar a sua capacidade de combate.
O MH-60R irá substituir os 16 helicópteros S-70B Seahawk e vai apresentar uma maior capacidade de ataque ar-superfície (ASuW).
Tanto a US Navy, quanto os seus parceiros da indústria, tem trabalhado duro para acelerar o programa de aquisição do “Romeo” e este primeiro voo ocorreu apenas dois anos após a assinatura do contrato, cerca de seis meses antes do cronograma original, aprovado pelo Governo em 2011.
A aquisição dos 24 “Romeo” permite a RAN manter pelo menos oito helicópteros disponíveis para embarque a qualquer momento nas fragata Classe Anzac e futuramente nos novos navios da Classe Hobart. As aeronaves vão ficar baseadas na HMAS Albatross, em Nowra.
O primeiro helicóptero já está sendo preparado para o trânsito para as instalações da Lockheed Martin, em Owego, New York, onde receberá os sistemas de missão e sensores, enquanto isso, outros três helicópteros australianos estão em vários estágios de montagem com as duas primeiras previstas para serem entregues à RAN, em dezembro de 2013.
As tripulações e os mecânicos do 725 Squadron já começaram as qualificações junto a US Navy na NAS Jacksonville, na Florida.