No dia 31 de outubro, em área marítima localizada nas proximidades da Ponta de Cabo Frio (RJ), a Fragata Niterói (F 40) realizou, pela primeira vez na Marinha do Brasil, exercícios de reabastecimento em voo (HIFR – Helicopter In-Flight Refueling) com a aeronave MH-16 Seahawk, pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarinos (HS-1), recentemente incorporada ao inventário da Força.
Durante os exercícios, foram qualificadas três equipagens (equipes da tripulação), tendo cada uma delas efetuado três circuitos de HIFR, com a passagem completa de todo o dispositivo necessário ao trabalho.
A Fragata Niterói regressava da Comissão “POIT V/2012”, tendo prestado apoio logístico ao Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade, localizada no litoral do Espírito Santo.
qual é a dificuldade da MB em ter uma Defesa Anti-Aérea?. nossos navios estão carente de uma boa defesa . ex Torre 30mm Type 730 / 825, Torre 20mm Phalanx Mk15 Block 1,Torre 30mm SGE-30 «Goalkeeper.
Uma nova aeronave para um velho navio. O MH16 e os P3 da FAB reforçam nossa capacidade anti-submarina e anti superficie.