Por Rubens Barbosa Filho
O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos/SP, vai agregar ao seu acervo o 1º Protótipo do EMB314B matrícula PP-ZTF (MSN 99802), que foi designada A29B (Biposto) de matrícula FAB5900.
Esta aeronave realizou seu primeiro voo de prova em 22/10/1999, com a identificação YAT29, sendo integrada ao 2º/5º GAv (2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação) na BANT em 06/08/2004.
Posso estar enganado.
Mas esta aeronave aí fez o primeiro voo e 1993. Este foi o primeiro protótipo e junto com o PT-ZTV voaram em outubro de 1993. A Embraer estava animada com a concorrência JPATS. Com a derrota na concorrência nos EUA, os 2 aviões serviram de protótipos do ALX. Passaram por modificações para atender às requisições da FAB.
Ainda teve o Super Tucano “Demo” que era o PT-ZTW que voou em 1991. Era uma célula de Tucano modificada para Super Tucano, como demonstrador de conceito.
Portanto, desmentindo alguns, esta aeronave está bem voada. Além de ter passado por modificações entre as concorrências JPATS e ALX, ainda voou muito nos ensaios e certificações.
Não seria para 2020 porquê eles servirão ao Nae SP e este ficará pronto em 2020?
Simples assim!
Esta aeronave é mesmo um protótipo… mas não é o PP-ZTF. O A-29 teve 3 protótipos, com números FAB 5900 (este aí), 5901 (perdido em acidente) e o 5701 (preservado no Musal).
Algumas partes dos protótipos do Super Tucano (matriculados PT-ZTF e PT-ZTV) foram usados nestes aviões. O que sobrou foi usado para montar um avião que hoje encontra-se como gate guard na fábrica da Embraer em GPX.
Portanto a questão é que esta aeronave é realmente um protótipo, que normalmente são aposentados mais cedo.
Em tempo, a FAB está leiloando a carcaça de um C-130, e outro já virou panela no Galeão, além de um que foi doado ao MUSAL.
Uma correção…. a aeronave perdida em acidente foi o 5700. O 5901 está operando na FAB e não é um protótipo.
Enquanto assistimos esta do A29B indo para o museu, ficamos no aguardo dos 3 C1 A Trader de 1951, que vão ficar prontos em 2020 para a Marinha…
É a triste realidade da MB….. 🙁
Marcelo, ficaram prontos em 2020, porque a Marinha só tem dinheiro para pagar, no caso em suáveis prestações, como é o caso, também da atualizações dos helicópteros Lynx, ao contrário, pagando-se à vista, provavelmente estariam prontos em meados de 2016.
A meu ver esta na hora da FAB, pedir um novo lote de Super Tucanos, que pode sair até de graça, visto que, a própria FAB, começou a receber os Royalties pelas vendas atuais dos ST.
Será que esta doação “prematura” ao meu ver tem relação porque a aeronave em si é um protótipo e tem diferença com as aeronaves de série?
Quem disse que oa A-29 B sao prototipos ?
Caro José o 5900 é um dos protótipos do programa ALX-Super Tucano, como esta descrito na notícia. Depois que vieram as aeronaves de série.
Sim , correto , mas acredito que a FAB nao os deixou de aproveita-los para a força os alocando nos avioes de serie
Não vejo a desativação de um protótipo com surpresa, os operadores tem o costume de utilizar por um determinado período o protótipo em condições operacionais para avaliações e depois quando o projeto já se encontra consolidado o suficiente vem a aposentadoria.
Bom domingo a todos. Por favor, não precisam explicar, eu só queria entender..kkk, tanta sucata “voando” na FAB e mandam uma aeronave relativamente nova e das mais modernas para o museu?
E verdade , mas e super tucano agora com os MI-35 que cumprem o mesmo papel que o super tucano isso da uma brecha para menos caças do tipo voando.