O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), desde que a escolha de compra de caças para a defesa área nacional foi retomada pela FAB (Força Aérea Brasileira) defendia a opção pelos suecos Gripen NG, da empresa Saab, isso porque, em junho passado, o chefe do Executivo são-bernardense extraiu do presidente da Saab, Hakan Buskeh, a promessa de construção de uma fábrica de aeroestruturas na maior cidade do ABC.
Marinho conseguiu fazer lobby junto ao Governo Federal e costurar o seu projeto de trazer a para região e inserir em um dos maiores parques fabris do país a empresa sueca.
O projeto, no entanto, começa a ser trilhado nos próximos dias, quando um encontro entre o Governo local e executivos da Saab deve ocorrer. “Temos algumas definições e outros assuntos a serem definidos. Na semana que vem receberemos representantes da Saab para tratar do projeto. A área onde será construído o parque industrial está definida, mas ainda não posso revelar”, declarou Marinho à Rádio Bandeirantes.
Especulações dão conta de que a fábrica será construída em um terreno próximo ao Rodoanel Mário Covas, que facilita o acesso ao porto de Santos e dos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Cumbica (Guarulhos).
FONTE: ABC REPÓRTER – SP via Notimp da FAB
Nada contra nenhuma cidade do ABCD, e de nenhuma cidade de qualquer região. A localização de um polo industrial, principalmente de industrias de defesa, não deve, não é prudente ser decisão de um prefeito de uma cidade, somente isso, deve sim ser decisão de Estado, pois é algo estratégico. Não é prudente também deixar sindicalista negociar diretamente com a empresa que ganhou o maior contrato de defesa nos últimos anos neste país. Menos prudente ainda é realizar isso sem a presença e ciência de entidades que tem o dever de pensar defesa neste país. São pagos para isso. Se for uma decisão de Estado e não sindical montar uma fábrica de unidades nucleares em São Bernardo, como temos em Iperó, é uma decisão de Estado, não de um Prefeito, lobbista, que salvo engano fez as vezes do COPAC na escolha deste vetor no FX-2. Isso sim é estranho e por vezes ilegal e se tratando de tema caro a defesa desta Nação. Alguém deve avisar a este prefeito que o parceiro escolhido pelo Estado é a Embraer e ninguém mais. A Embraer escolherá os locais de montagem destas aeronaves, e seus fornecedores, assim como a segurança sobre o processo. Se decidirem que será em Gavião Peixoto ou em outro lugar, é a Embraer e a FAB quem decidirá. Você deve saber os rigorosos processos de fornecimento de componentes aos ERJs da Embraer. Nem o mínimo de material aeronáutico, cavacos, escória, é deixada para trás em fornecedores da embraer, nada. O destino pesado deste material é o retorno a Embraer. Assim se faz uma indústria de ponta, não através de desejos, sonhos de um sindicalista. A SAAB começou mal e não entende que na verdade quem irá aprender com este processo é ela e não o contrário.
Wolfpack, me permita dizer que sua leitura está errada. Quem venceu foi a Saab e será ela junto com a FAB que vão decidir onde os caças serão montados. É claro que o ideal será a Embraer.
Quanto ao prefeito, ele apenas tratou dos interesses da cidade dele. A Saab, se construir uma fabrica em SBC, será de peças/partes, para envio a Embraer para a montagem.
Por isso não concordo com sua leitura. Não sou politico e não gosto de politica, mas, se eu fosse o prefeito, lutaria para ter uma fabrica na minha cidade, até porque, ela será construída em alguma.
Abs
Prezado amigo Walfpack.
São Bernardo é um país?
São Bernardo é um inimigo?
O povo que lá habita acaso é Russo, Americano, Chinês?
Brasileiro. Não?
Uma cidade situada em um estado do seu país, acredito eu.
Então é óbvio que se for para financiarmos, o façamos pois faz parte do contrato, da aquisição tão logo também compõe o nascimento de infraestrutura que visa gerar empregos de alta qualidade diga-se de passagem.
Torcer, é o que nos cabe neste momento.
Especular e divagar na loucura do achismo, desculpe. Fica para amadores e isso, tenho certeza que o amigo não é, pois venho acompanhando seus comentários de longa data, inclusive em outros meios militares.
Por favor, não me desaponte mais.
Observem aonde fomos mos meter!? Alguém da FAB e COPAC cientes disso ai? O Suéco não sabe com quem estão lidando e pensam que o Prefeito de São Bernardo vai pagar a conta de 4.5 bilhões de dolares deste investimento. Eu vc, e os demais brasileiros vamos financiar a cidade de São Bernardo? A Embraer foi ouvida? O MD? E se amanhã muda-se o Governo Federal, como fica?
Quem foi que financiou a fábrica da IVECO em Betim? Quem que vai financiar a fábrica da KMW no Rio Grande do Sul? Quem que financiou a fábrica e a expansão da fábrica da helibras em Minas Gerais? Todas essas fábricas não foram financiadas por todos nós brasileiros mesmo não morando nesse estados?
No mais digo e repito o CONTRATO sequer foi assinado ainda e pessoas que coincidentemente são sempre as mesmas, basta dar um giro pelos blogs e fóruns de defesa na internet, continuam reclamando e criticando a escolha do COPAC/ governo federal.