Por Guilherme Wiltgen
O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) vai iniciar o recebimento dos primeiros helicópteros IH-18 Esquilo em setembro desse ano.
A aquisição de 15 helicópteros modelo H125 da Airbus/Helibras é fruto do Programa TH-X, que também prevê a aquisição de mais 12 helicópteros para Instrução de Voo para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Programa TH-X
A aquisição dos 27 helicópteros foi anunciada em 23/05/22, pelo então o Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que detalhou como se daria a redução do pedido de aeronaves dentro do Programa H-XBR e as quantidades de aeronaves que seriam destinadas ao Programa TH-X.
Emprego dos novos H125
Os doze H125 da FAB vão substituir os H-50 Esquilo, utilizados na instrução de voo dos pilotos de asas rotativas da Força Aérea.
Na Marinha, provavelmente, cinco ou seis helicópteros deverão substituir o IH-6B (Bell 206B Jet Ranger III), que atualmente realizam a parte prática do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), realizado no 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1).
As demais aeronaves deveriam ser redistribuídas de forma a atender, preferencialmente, as necessidades do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1).
Se essa rearticulação for realmente posta em prática pela Marinha, será possível remanejar alguns helicópteros UH-12 Esquilo do EsqdHU-1 para os Esquadrões HU-51, HU-61 e HU-91, ampliando consideravelmente a capacidade operativa das unidades aéreas que atendem às regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil, respectivamente.
O futuro
Com o recebimento dos helicópteros H125 Esquilo pela Marinha, as três Forças passam a contar com o mesmo modelo de aeronave para a Instrução de Voo.
Olhando por esse prisma, é possível vislumbrar em um futuro não muito distante, a possível concretização do Centro Conjunto de Instrução de Voo.
Esse novo Centro, contando com aeronaves e instrutores da Marinha, Exército e Aeronáutica, seria responsável por toda a formação de novos pilotos militares de helicópteros, padronizando normas e procedimentos para as três Forças.
Pensei que, tanto a MB e o EB, poderiam encomendar, sob coordenação do MD, algo até 30 H145 para os 3 EsqAvEx (1°, 2° E 3° =18 aeronaves) HU-1 (12 aeronaves), bem como o EB e FAB unificarem a aquisição de helicópteros de manobra UH60M (16 aeronaves para o EB = 8 para o CMA e 8 para o CMN, 28 aeronaves para FAB = 8 para o Poti, 8 para o Harpia, 8 para o Falcão e 4 para o 4 para o Pelicano! Só uma sugestão! kk…isso se o H160 ou o AW149 não pegarem alguma fatia do bolo! kkkk
Nenhum para a Aviação do EB?
O Exército não quis a redução do H225M por mais helicópteros H125 então, não tem nenhum para o EB.
O EB acabou de modernizar seu HA-1 Fennec/Esquilo, bem como os Pantera.
A prioridade do EB é a aquisição dos Blackhawks novos para substiuir os 8 HM-3 Cougar e os 4 HM-2 Blackhawks antigos.
IH-18 para EsqdHI-1 (versão mais básica) e provavelmente UH-18A, este ultimo considerando modificações operacionais, acredito eu.
Creio que estes novos Esquilos destinados aos Esquadrões de Emprego Geral da MB sejam designados UH-12A, enquanto os da FAB H-50A.
Provavelmente será UH-18.
Realmente faz mais sentido.