Por Guilherme Wiltgen
A Marinha Sul-Coreana suspendeu temporariamente os voos de todos os helicópteros Super Lynx Mk99A nesta terça-feira, após o acidente ocorrido ontem durante manobras com a US Navy.
Foram encontrados mais cedo, destroços da aeronave e o capacete de um dos tripulantes. Mais tarde foi encontrado o corpo do piloto, identificado como Tenente Kim, sendo que os outros dois ainda continuam desaparecidos.
O Chefe de Operações Navais, Almirante Hyun-Seong informou que foi criada uma comissão para investigar as causas do acidente.
O Super Lynx enviou sinal de socorro e desapareceu de radar oito minutos depois de decolar de um destróier Aegis, as 20:57 no horário local. “Os esforços de buscas estão concentrados em encontrar os três tripulantes”.
O local onde ocorreu o acidente, a aproximadamente 52 quilômetros a leste de Yangyang, na Província de Gangwon, possui 1.300 metros de profundidade e está a 48 quilômetros ao sul da fronteira marítima entre as duas Coreias.
Segundo a Marinha Sul-Coreana, o helicóptero envolvido no acidente passou por manutenção no final de agosto e o piloto era qualificado no modelo, possuindo 770 horas de voo no Super Lynx.
A Marinha sul-coreana operava atualmente doze Super Lynx Mk99 e, até ontem, haviam acontecido dois acidentes envolvendo este modelo, um em 1993 e outro em 2010.
Em 2013, a ROK Navy assinou um contrato com a AgustaWestland (hoje Leonardo Helicopters) para adquirir oito helicópteros AW159 Wildcat, a mais nova versão do Super Lynx. Em julho, recebeu os quatro primeiros helicópteros.
Guilherme,
Aí está o X da questão, ou eu suponho ou eu simplesmente aceito calado que, em um simples exercício, um piloto morreu, e com quase todas as condições propícias para se ter uma busca bem sucedida ela não ocorreu. Para mim, mero civil (por enquanto), essa história está me cheirando mal, muito mal, ponto. Me digas, por que a marinha não esclareceu mais detalhes do acidente? Por que você que detenhe o conhecimento de tais fatos não diz nada aqui no DAN? Por que manter sigilo militar para um herói?
Lucas,
Na aviação de caça, a possibilidade de ocorrer um acidente, começa a partir do momento que você entra no cockpit. Eu tenho quase duas horas de voo no AF-1 e durante a preparação para voo, é apresentado à você tudo o que pode vir acontecer e se algo der errado o que pode acontecer com você se precisar se ejetar.
A MB sempre é muito reservada nesse aspecto é não abre muitos detalhes do acidente, até que o relatório seja concluído. Nesta mesma linha, não seria correto eu abrir essas informações aqui, pois estaria sendo leviano e irresponsável. O que eu posso te dizer é que o acidente é totalmente diferente do que você descreveu e por muita sorte o outro piloto conseguiu voltar à Macega.
Escute o que estou te falando, nós do DAN não estamos aqui para enganar ninguém! O que posso te afirmar é que as duas situações são totalmente distintas.
Mas, se mesmo assim você quiser continuar com a sua posição, não posso fazer nada e também encerro aqui a discussão, pois não vamos chegar a lugar algum.
Ok prezado Guilherme, ja q vc mesmo insiste em criticar e enfatizar q estamos sendo levianos, insisto em afirmar agora q vc nao esta sendo isento tal qual vc escreve acima por ter um o piloto como amigo….alias caro Guilherme, a persistir sua opiniao, posso tbm aqui citar q tenho um amigo na FAB e q toda e qualquer informacao q tenho qdo pergunto ao mesmo, esta coberta de credibilidade. Mais uma coisa, nao estou atacando nem vc ou qualquer outro, nao preciso disso para expressar minha opiniao. Nao fui rude e nem desrespeitoso contigo e acredito q nem outrens. Concordo qdo escreve q somente o relatorio do SPAAAerm podera trazer aa tona os detalhes do acidente, este sim deve ser isento e honesto nas suas conclusoes……..mas a questao nao eh esta, mas sim o pqe da demora em trazer estes fatos e o pqe de ate agora nada ter sido encontrado…pqe tanto segredo assim…..o aparelho estava portanto alguma bomba nuclear……enfim, eh disso q eu estou comentando e perguntando. Lamento pelo piloto tbm se eh q vc leu este meu comentario, nao somente pelo profissional q se foi, mas pelo pai de familia, ser humano e q merece o respeito de todos pelos servicos prestados a patria . Isso sim merece muito mais exclarecimentos a familia e a todos os demais alem de honrarias por parte da MB e do Brasil. Nosso pais precisa e tem q melhorar muito no trato da coisa publica e de ses interesses. Se algo tem q melhorar, eh pra isso com sua atencao e nossos comentarios inocentes ou nao q farao q certas coisas ganhem o destaque e atinjam os responsaveis…….eu particularmente estou cansado de ser o penultimo a saber das coisas neste pais…chega deste preciosismo ou privilegios de poucos de estarem a frente de nossos destinos. Com todo respeito caro Guilherme, acredito q temos os mesmos objetivos nestes assuntos, somente q de formas distintas. Vamos aqui c voce cobrar esta transparencia e ajudar a nossa MB a melhorar cada vez mais. Sds
Celso,
Como falei desde o início, as suas colocações foram depreciado à missão SAR da MB, pelo fato da ROKN ter encontrado o corpo do piloto no dia seguinte e o do AF-1 até hoje não foi encontrado. Foi isso que te rebati falando que eram coisas distintas e você não quis aceitar.
Quanto a MB não ter liberado mais informações sobre o acidente é uma política dela e deve ser respeitada até que o relatório esteja concluído e possa ser apresentado.
Quanto ao seu segundo comentário, esse sim foi direto para a lixeira e como te falei antes, seja mais humilde nas suas colocações e escute quem sabe mais sobre o assunto e está te falando ao invés de atacar novamente, suas colocações foram mal educadas e por isso foi excluída.
Minha discussão com você termina por aqui!
Foi por não saber da maioria dos fatos que eu disse que não havia sido noticiado, eu só estou falando o que é mais possível. Agora não venha supor que um piloto desmaiaria com um simples toque lateral de asas, por que isso é mentira. E também não venha supor que o toque foi algo mais brusco, pois também é impossível pelo fato do outro piloto ter retomado o controle e ter conseguido pousar sem problemas maiores problemas. Isso também reforça o fato de que o AF-1 mergulho praticamente inteiro na água, não deve ter despaçado no ar por se tratar de um toque leve. Se em plena situação de paz, nossa MB e nossa FAB não conseguem achar um avião com a silueta quase intacta, a poucos quilômetros da costa, em um mês inteiro, sinto muito mas em situação de guerra a missão nao é nem necessária.
Lucas,
Mais uma vez, não julgue sem saber! Você não sabe como foi o acidente, não sabe quais foram os estragos, então não seja leviano de falar que foi um “simples toque lateral de asa”, pois não foi!
“E também não venha supor que o toque foi algo mais brusco, pois também é impossível pelo fato do outro piloto ter retomado o controle e ter conseguido pousar sem problemas maiores problemas.” Lucas, se você não sabe como aconteceu, não faça suposição sem base nenhuma do que está falando, tudo o que você escreveu sobre o acidente do AF-1 não corresponde a realidade, muito pelo contrário…
Mais uma vez, você quer criticar? Tenha pelo menos conhecimento do que está criticando e não se torne um SIPAAerM on-line!
Prezado Guilherme……..OK…vc venceu….continue a afirmar o q vc acredita ou pensa q sabe e desabone as opinoes q vc mesmo estabeleceu como criticas. e simplistas. Justamente por vc ser tao antenado c a MB e informado, poderia tbm aqui informar c mais clareza o q de fato esta acontecendo. Com isso, pode-se todos aqui c certeza serao exclarecidos e quem sabe deixem de ser criticos e possam debater melhor o assunto. O q ai esta eh tao sigiloso e secreto q a unica conclusao possivel eh a q esta acima mencionada por muitos. A MB nao esta a altura de suas responsabilidades neste momento. Tvz nao seja culpa da MB o q ai esta, mas eh muito preocupante e o Brasil precisa de fato saber o q esta tao errado q poe a seguranca da nacao em cheque. Aqui somos formadores de opiniao tbm e isso nos preocupa alem do fato q foi muito triste o evento, uma vida foi ceifada e todos querem a verdade mesmo q isso custe responsabilizar os responsaveis q nunca estao presentes.. Sds
Celso,
Como você mesmo escreveu, vocês são formadores de opinião e por isso mesmo não podem ser levianos e sair afirmando isso ou aquilo, sem saber o que de fato aconteceu.
Não adianta me atacar com frases do tipo “você pensa que sabe”, seja humilde e escute o que os outros estão te falando, com certeza sabem muito mais que você sobre o ocorrido.
Eu tive muitas informações do acidente, inclusive o piloto desaparecido é meu amigo, mas não vou externar nada o que me foi dito, isso cabe somente ao relatório do SIPAAerM, que vai esclarecer e mostrar quais foram os fatores contribuintes. Antes disso, qualquer coisa que se fale é mera especulação.
Guilherme,
Os fatos são claros: o caça deveria emitir um sinal antes e durante o mergulho, não emitiu ou por falta da devida verificação pré-decolagem ou até pelo conhecimento do problema que foi empurrado com a barriga, talvez discentes de que nada demais poderia acontecer. Outra coisa, o piloto não ejetou, eu não sei em qual situação a aeronave estava até por que não foi noticiada, mas a única hipótese plausível da não-ejeção é o vôo em baixa altura, algo que talvez não deveria ter sido executado de tal forma no exercício. Outra coisa, o fato dos pilotos terem se tocados e pura falta de treinamento, como foi noticiado se tratava de pilotos experientes, então eles já deviam estar acostumados com tudo aquilo, portanto ou o piloto sofreu um mal súbito ou não estava treinando o suficiente. A respeito do SAR, que teve que ser realizado apenas com a informação do local da queda passado pelo piloto sobrevivente, eu não acredito que seja impossível de se achar um objeto do tamanho de um avião, com todas as tecnologias que a MB e principalmente a FAB disponhem. Não existem aviões com sensores que alcançam a N metros de profundidade? Não existem bóias que quando jogadas varrem toda a área debaixo dela? E por fim, após anotada a localização da queda, coisa que o piloto que saiu ileso deveria ter feito, era só procurar naquele perímetro, é fisicamente impossível a correnteza empurrar por aí um avião dessa tonelagem. Desde o ponto de queda até o ponto de repouso não deve ter variado mais de 100 metros.
Abs, fique com Deus.
Lucas,
Não comente de forma leviana, isso parece SIPAAerM online.
Você não sabe como se deu o choque entre os dois AF-1, muito menos as causas que levaram a acontecer, você não sabe como funciona o sistema de localização instalado no caça e no assento ejetor, não sabe até que profundidade ele emite, você não sabe qual era o estado de consciência do piloto após o choque e você não sabe em que estado voltou o piloto da outra aeronave para sair afirmando isso ou aquilo, menos meu caro, bem menos!
Você não conhece nenhum dos dois para afirmar que o acidente foi causado por falta de treinamento!
Isso me parece com a cultura de que todo o brasileiro é técnico de futebol e “especialista” em acidentes aéreos, como uns e outros que vem a público falar do não sabe ou do que não conhece e começa a inventar situações e fatos.
Falo mais uma vez, estão criticando por criticar, com comparações simplistas e sem o menor conhecimento dos fatos.
Faço minhas críticas as condições da aeronave pois equipamentos que deveriam funcionar não funcionaram. Não sei do Super Linx, mas nossa aeronave estava com problemas no sistema de localização. Quanto as buscas pra mim foi depois de arrombado, trancas de ferro.
Prezado Guilherme, aqui nao entra alhos ou bugalhos, e ninguem tbm esta aqui somente para desqualificar. Lastimavel mesmo eh achar q tudo esta muito bem e de acordo c as melhores tecnicas e treinamento na MB. O amago da questao eh outro e q vem como comentario adicional ao assunto da Koreia. Por acaso vc tem algo mais a adicionar ao assunto de resgate dos destrocos do skywack A4M e o corpo do piloto….pois eh, acho q nao………..Observo sua vontade em nao misturar os assuntos, porem esta comparacao eh quase impossivel de nao ser feita , o fato verdadeiro eh incontestavel. Nao estou aqui pra discussoes, mas nao da para ser tao otimista assim c a nossa MB neste momento. Sds
Celso,
Me desculpe, mas não dá para traçar um parelelo entre um acidente e outro, de forma tão simplista.
Como escrevi anteriormente, são condições totalmente distintas.
Guilherme Wiltgen, contra fatos nao existem argumentos, o comentario de Lucas eh perfeitamente factivel , nao fala de outra coisa a nao ser do treinamento. Qto ao esforco da marinha , nada a contestar, estamos observando. Mas a verdade mesmo eh q os meios utilizados estao e sao defasados e o treinamento ou a falta deste nestes ultimos anos ,ai estao e cobrando resultados. Teria sidop de bom alvitre e humildade a MB ter pedido a ajuda de outrens mais equipados e mais preparados. Minha opiniao, data venia
Celso,
Vocês estão comparando alhos com bugalhos! São duas situações totalmente distintas.
No caso do Super Lynx, os destroços e o corpo estavam na superfície, qualquer um encontra. No caso do AF-1 não teve nenhum destroços na superfície, os que surgiram estavam a dezenas de quilômetros do local da queda…
A tentativa de desqualificar só por desqualificar é lastimável.
Que diferença hein. Nossa marinha procurou mais de 1 mês o caça e o corpo do piloto do AF-1 e nada. Na Coréia do Sul eles acham em 2 dias. Esforço não falta, o que falta é treinamento SAR em ambientes reais mensalmente, talvez até semanalmente.
Lucas,
Duas situações totalmente distintas e injusta a comparação.