A Frota do Norte da Marinha russa iniciou os ensaios de voo embarcado do seu helicóptero de guerra antissubmarina (ASW) Ka-27M. O porta-voz da frota, capitão Vadim Serga,disse que o Ka-27M modernizado, codinome Helix na OTAN, está em fase de testes para validar a sua capacidade de seus sistemas a bordo de um navio, demonstrando com sucesso, a sua capacidade de pouso a bordo durante testes conduzidos em um destróier na Península de Kola.
Durante os ensaios, o Ka-27M irá vavaliar os seus novos aviônicos e os sistemas para guerra antissubmarino, além de demonstrar as capacidades do radar contra alvos de superfície, submarino e aéreo.
O novo Ka-27M, além de ter seus aviônicos atualizados, também teve o seu sistema de missões modernizado para aumentar a sua vida útil por mais 10 a 15 anos.
Dispondo de um radar novo, que permite a cobertura 360 ° e com um raio maior de alcance, tem agora a capacidade de controlar dezenas de alvos de superfície e ameaças aéreas, simultaneamente.
O Ka-27 foi projetado para detectar, rastrear e destruir submarinos submersos até uma profundidade de 500m, operando tanto de dia quanto a noite e sob condições adversas de tempo.
A Marinha russa está planejando embarcar a aeronave modernizada nos seus novos porta-helicóteros da classe Mistral.
Não sei se é bom, mas sei que é muito feio! Parece uma mosca!