No dia 9 de dezembro, a Marinha do Brasil recebeu, nas dependências da empresa Embraer, em Gavião Peixoto (SP), a aeronave AF-1C N-1021 pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A.
A modernização contemplou a mudança do sistema de geração de energia elétrica, um computador central denominado RSMC (Mission Computer) que gerencia todo o processamento de dados, instalação de um RADAR multimodo, um sistema de Radar Warning Receiver (RWR), novos rádios de comunicação, instalação do sistema autônomo de geração de oxigênio (OBOGS), mudança na concepção da aeronave para glass cockpit, com a implementação de dois Color Multi-Function Display (CMFD) e de um Head-Up Display (HUD), além de um sistema Hands on Throttle and Stick (HOTAS), plenamente utilizado em navegação e no gerenciamento do emprego de armamento.
A aeronave, conhecida como “Falcão 1021”, será importante para o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque, por se tratar de uma aeronave biposto, pois possibilita o treinamento e preparação dos pilotos, além de permitir o emprego nas diversas tarefas operativas do Esquadrão.
Acho um desperdício de dinheiro público. Compra 12 aeronaves de 4, 4,5 geração e pronto! Doutrina, mas com utilidade!
Inicialmente seriam 12 aeronaves modernizadas, depois 9 e finalmente, por falta de recursos, ficaram somente 6.
Se não me falha a memória, no processo de 9 para 6 é que se perdeu uma aeronave, então na prática 7 foram modernizados, com uma perda.
Falo de memória, posso estar enganado.
Acho valido ter a MB ter um esquadrão e iria além, teria um com 12 F-39, baseados em terra mesmo, para proteção do mar territorial.
Seria mais viável que ficar sonhando com porta-aviões.
Até 18 unidades chegaram a ser cogitadas para modernização, isso lá no início, conforme publicado, mas, você está certo apenas 7 o foram e uma perdida infelizmente ceifando a vida do piloto.
Adquire umas spice 1000 e tu tens quase um missil antinavio. São baratas e eficientes e não demandam grande integração. No cenario da AL da aquele caldo. Umas 20 delas pra ataque a embarcações e 8 ou 10 misseis A-Darter e estes aviões passam a ter papel.
Um olho aqui e o outro ja nosF18 do Kwait.
É, infelizmente é oque se tem para o jantar…
Customizados e desdentados !
Se for verdade que a FAB tem mísseis Harpoon, a MB poderia numa próxima faze, fazer uma campanha de integração com a aeronave.
Ouvi de uma fonte que esses aviões, mesmo modernizados, são usados unicamente para manter proficiência de vôo e doutrina e que nem mísseis tem mais. Se não tem armamentos inteligentes , como seria possível manter uma doutrina de uma guerra moderna? Essa situação irá permanecer até a desativação dessas aeronaves?
Sinceramente se isso for verdade, não vejo utilidade em manter o esquadrão.
Quantos Skywalk nós temos?
N1001 – N1008 – N1013 – N1021 – N1022
e falta chegar o N1004
Seis caças AF-1 Skyhawk por mais que seja pouco, é um bom número para manter os nossos pilotos em treinamento constante. Se MB pudesse levar mais seis para serem modernizados, seria melhor ainda ter 12 caças navais. Queria saber quais são os tipos de armamentos que o AF-1 comporta?
https://www.defesaaereanaval.com.br/artigos/exclusivo-programa-de-modernizacao-dos-cacas-af-11a-da-marinha-do-brasil
Pois é! em vsa. publicação anterior – de quase 8 anos atrás – haviam 2 outros aviões na Embraer já no Prime onde um deles era o N-1023 (o que seria o 3o. biplace) além do n-1014. O N-1021 entrou depois e já saiu. Sabe o destino de ambos? Viraram spare parts, ou congelaram?
Skywalk ? Nenhum !
Skyhawk uns seis com este .
Quantas ja foram e quantas faltam? São 6?