Durante a Operação “ADEREX-II/Semana da Marinha”, que abrange a área marítima entre o Rio de Janeiro (RJ) e Rio Grande (RS), a Marinha realizou os exercícios CASEX C-4 e C-2 em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), com destaque para o emprego de sonobóias lançadas pela aeronave de patrulha P-3AM na guerra antissubmarino.
O exercício teve como propósito adestrar as unidades antissubmarinas na proteção de uma Força Naval em área com presença de submarino, bem como adestrar as unidades na localização e ataque a submarinos. Para esse exercício, foram utilizadas 29 sonobóias, entre ativas e passivas, em uma área aproximada de 35 MN. O emprego dessa técnica consiste no lançamento, pela aeronave P-3AM da FAB, de bóias na água, que em contato com o mar se abrem e seus hidrofones captam informações sonoras que serão decifradas pelo operador acústico, permitindo a localização e posterior ataque ao submarino, pela própria aeronave ou por um navio da Força Naval.
A utilização desse recurso proporciona grande crescimento operacional e excelente treinamento para os meios, contribuindo, assim, com o aumento da interoperabilidade entre as duas Forças.
FONTE : Nomar
Excelente exercício para o aprestamento das tripulações em guerra ASW! Qual será a real capacidade dos P 3AM em detectar modernos submarinos nucleares?
Ótima notícia, exercicíos para a defesa no mar … Sabe quantos P-3AM ainda faltam chegar?