A Marinha dos EUA (US Navy) suspendeu a pausa operacional em sua frota de jatos de treinamento T-45C Goshawk na semana passada, após a paralisação de toda a frota em 10 de julho devido a um mau funcionamento do motor. A paralisação marcou a segunda pausa desse tipo implementada pela frota neste ano, e a terceira desde outubro de 2022.
O acidente que levou a paralisação das operações ocorreu depois que um T-45C Goshawk designado para o Training Air Wing 2 apresentou um mau funcionamento do motor durante a decolagem do Aeroporto Perot Field Fort Worth Alliance, no Texas, levando a aeronave a realizar um pouso de emergência por precaução no Aeroporto Meacham, Fort Worth, de acordo com o Chief of Naval Air Training (CNATRA). “O piloto não teve ferimentos após o incidente”, disse o CNATRA em uma declaração de imprensa. “Danos ao motor da aeronave foram relatados após inspeção no solo, no entanto, a extensão dos danos está atualmente sob investigação.” O CNATRA está liderando a investigação, e o Naval Air Systems Command (NAVAIR) está conduzindo sua própria investigação de engenharia.
“Inicialmente, todas as aeronaves T-45C Goshawk entraram em pausa operacional em 10 de julho, enquanto o CNATRA, a Naval Air Forces e a NAVAIR avaliaram a capacidade da frota de retomar o voo com segurança”, disseram autoridades do CNATRA. Desde então, as partes interessadas da Marinha e os colegas de equipe da indústria determinaram que uma parte da frota é capaz de retornar ao voo, e a NAVAIR validou essa recomendação.
As aeronaves em serviço retornaram ao voo em 24 de julho, enquanto que o NAVAIR continua avaliando o status das outras aeronaves restantes, de acordo com a CNATRA. Como a investigação ainda está em andamento, o CNATRA não especulou sobre qualquer relação entre este acidente e os anteriores.
FONTE: USN