A marinha dos EUA recentemente anunciou um contrato com a Boeing de 1,98 bilhões dólares para a venda de 13 aviões P-8A Poseidon adicionais, dando continuidade ao processo de modernização da capacidade de patrulha marítima dos EUA que vai envolver, uma encomenda de mais de 100 P-8A . O contrato inclui o financiamento de longo prazo previamente aprovado pela Marinha.
A Marinha já encomendou 37 dos 117 P-8A que espera comprar. Até o momento, 10 já foram entregues. Com base no avião comercial Boeing Next-Generation 737-800, o P-8 fornece capacidades de guerra anti-superfície anti-submarina, bem como capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento. O P-8 está substituindo a aeronaves P-3 da Marinha.
“Estamos dentro do orçamento e do cronograma da Marinha e a aeronave irá alcançar a capacidade operacional inicial até o final do ano”, disse Rick Heerdt, vice-presidente e gerente do programa P-8 da Boeing.
“Este contrato continuará a entregar aeronaves para os esquadrões programados para receber o lote inicial de P-8A dentro do de custo, cronograma e desempenho, de acordo com o programa de aquisição base aprovado”, disse o capitão Scott Dillon, do escritório do Programa da Aeronave de Patrulha Marítima e Reconhecimento.
O Boeing P-8A é feito no mesmo local aonde se constrói todos os 737. A equipe do Poseidon usa um sistema pioneiro na linha de produção de aeronaves que tira proveito da eficiência do sistema de produção do 737 Next-Generation. Após a montagem inicial, a aeronave P-8A é movida para uma instalação separada para verificação dos sistema de missão, modificações e ensaios finais.
A avaliação incial de teste operacional (IOT & E) foi concluída em março, e a Marinha anunciou em 1 de julho que o programa P-8A passou no IOT & E e o P-8A estava pronto para a introdução na frota.
Os parceiros indústriais da Boeing incluem CFM International, Northrop Grumman, Raytheon, Spirit AeroSystems, BAE Systems e GE Aviation.
FONTE: Boeing
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval