Por Guilherme Wiltgen
A Marinha do Brasil (MB) selecionou a Selex ES para fornecer o novo sistema de autoproteção para as suas aeronaves Westland Super Lynx Mk21A (AH-11A), que vão ser modernizadas na empresa AgustaWestland.
O contrato de fornecimento prevê a instalação do sistema SAGE de ESM (Electronic Support Measures) e DAS (Defensive Aids Suite), que vão proporcionar uma ampla capacidade de alerta radar, com o objetivo principal de prover a proteção da aeronave, enquanto que o DAS aciona os dispositivos de contramedidas.
Adicionalmente, o SAGE disponibilizará coordenadas precisas de navegação e geolocalização, visando o cumprimento de missões de vigilância e inteligência. Este sistema também coleta emissões de frequências de radar, de diversas fontes, para comparar com os registros armazenados em seu computador, possibilitando assim identificar as ameaças.
Os equipamentos selecionados pela Marinha do Brasil (MB), também equipam outras aeronaves (helicópteros e aviões) em serviço em todo o mundo ou que estão em processo de recebimento, como no caso do AW159 Wildcat da Marinha da República da Coreia do Sul (ROK Navy).
Anunciado em Julho de 2014 pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), oito aeronaves Westland Super Lynx Mk21A serão modernizadas pela AgustaWestland em sua fábrica em Yeovil, no Reino Unido. O contrato de US$ 160 milhões (€117 milhões), inclui a substituição dos atuais motores pelo LHTEC CTS800-4N, os mesmos que equipam o AW159 Wildcat, do sistema navegação, inclusão do Full Glass Cockpit e dos aviônicos de missão. Além disso, um abrangente pacote de suporte e treinamento, que inclui um dispositivo de treinamento de voo, também faz parte deste contrato.
O AH-11A Super Lynx N-4001 (Lince 01), chegou em Yeovil no último dia 20 de julho, esta será a primeira das oito a serem modernizadas, as quais receberão, na MB, a designação de AH-11B.
O retorno do Lince 01 ao Brasil, após a modernização, está previsto para o segundo semestre de 2017.
Boas notiçias em meio ha tanta coisas ruim vai brasil