No dia 06 de Setembro de 2019, com a entrega da aeronave modernizada AF-1B N-1013 ao Setor Operativo, foi concluída mais uma fase do contrato de modernização dos AF-1B/C.
A aeronave poderá ser empregada em operações de inteligência ao acompanhar alvos de superfície, uma vez que a N-1013 também apresentou evolução no quesito furtividade, por receber pintura que reduz a identificação visual. Cabe ressaltar algumas funcionalidades do radar EL/M 2032, tais como os modos de operação: ar-ar, ar-mar, ar-solo e navegação, cuja principal tarefa é detectar e rastrear alvos aéreos e de superfície, além de fornecer a distância ar-solo para o subsistema de pontaria de armas.
No modo TWS (Tracking Wire Scan) podem ser localizados e rastreados automaticamente 64 alvos de superfície ou terrestres simultaneamente e no modo SAR (Synthetic Aperture Radar) é possível fazer o mapeamento terrestre em missões de reconhecimento. Essas capacidades, aliadas as existentes nos radares 997 Artisan do PHM “Atlântico”, permitirão um incremento significativo para cumprimento de missões de interceptação e ataque na defesa aérea da Força Naval.
Nesse ímpeto, o aumento da prontidão, da disponibilidade de aeronaves com sistemas modernos e da segurança dos voos resultam do sucesso do contínuo trabalho em parceria desempenhado pela Marinha do Brasil e a Embraer.
FONTE E FOTO: MB
Um avião de caça naval modernizado para uma marinha que não tem um porta-aviões. Me desculpem, mas isso é simplesmente ridículo. Mas aqui é o Brasil……..
Deveriam ser armados com mísseis Exocet e estacionados em Base Aerea Naval de São Pedro da Aldeia.
O Exocet é muito grande para o A4. Talvez o Harpoon.
Talvez seja o único vetor no mundo hoje capacitado a cumprir a complexa missão de Manutenção de Doutrina em apoio às forças navais.
Tem até furtividade.
Só pode estar debochando quem escreveu esse texto.
Poderiam confirmar se permaneceram os canhões após a modernização do vetor? Obrigado.
Sim.
Pra não acabar com a tradução de gastar dinheiro público com museu inútil segue projeto. Que triste país governados por …
Wiltgen, só dois reparos:
O N-1013 é o quinto AF-1M entregue, mas não o quinto AF-1B. Foram entregues 4 B (monoplaces) e 1 C (biplace).
N-1001: modernizado, foi entregue, acidentou-se e atualmente está em reparos na Embraer
N-1008: modernizado e já em operação
N-1011: modernizado, foi entregue e perdido em acidente
N-1013: modernizado, foi entregue agora
N-1004: em modernização na Embraer. Previsão de entrega em 2020
N-1021: Em modernização na Embraer. Previsão de entrega para 2019
N-1022: modernizado e já em operação
No final do programa, teremos os monoplaces N-1001, 1004, 1008 e 1013 e os biplaces 1021 e 1022.
TWS = Track While Scan
Enfeite de hangar.
Servem pra quê, mesmo, hein?