A Marinha do Brasil recebeu hoje, 26 de maio, o primeiro caça AF-1 modernizado pela Embraer, na fábrica de Galvão Peixoto, em São Paulo.
Os AF-1 são aeronaves de fabricação americana, e que foram adquiridos pelo Brasil junto ao Kuwait.
São, no total, 12 caças a serem modernizados pela Embraer, sendo que três serão entregues este ano, seis em 2016 e três em 2017.
FONTE: MB
NOTA do EDITOR: Como pode ser lido no texto da MB, o programa de modernização do A-4 não está paralisado. Não só não está como serão entregues 3 aeronaves até dezembro, podendo ampliar para 4. Mais pra frente colocaremos quais serão as células que chegarão ao esquadrão.
Prezado Gilberto Rezende,
permita-me discordar de você apenas num ponto, mas só DEUS pode garantir o sucesso nessa empreitada. Acredito que a quase totalidade da MB também pense assim. Nos demais aspectos estamos de acordo. Combata o bom combate e guarde a fé.
Abraço.
Aos que dizem que esse vetor é ruim, pelo que tenho lido em muitos lugares, de fato, ele por si só e muito limitado, tanto queanto velocidade quanto alcance. Mas se tivermos em mente o conflito conflito das malvinas, veremos que os supersonicos mirahe argentinos caíram para harries subsonicos por causa de inferioridade de armamentos. Tendo em vista que o novo avião terá um ótimo radar, se este estiver bem armado, com mísseis derby BVR e ADarter ppr exemplo, junto com misseis antinavvio e bombas guidas, esses vetores podem sim ser diferenciais na nossa força quando juntocom o Nae SP minimamente operacional. A superioridade de armamento é tão imortante quanto a superioridade geral do vetor.
Desculpem o pessimismo, mas na minha opinião esses aviões já deviam ter sido substituídos e aposentados, mania de ficar reformando coisa velha.
Lucas você prefere andar a pé e de lotação do que andar de carro usado ? Se eu não tenho dinheiro para comprar um carro zero eu compro um usado, se for reformado com motor revisado, tapeçaria e pitura novos melhor ainda, e ainda por cima da para abater alguém… o que a pé é bem mais difícil !!! rsrsrs
ha ha ha !!! Boa Topol !!!
Topol, hipotéticamente, se caso fosse necessário o uso destes avisões hoje, quais os armamentos que eles usariam?
Duzentos e poucos AIM-9H vieram junto com os Skyhawks do Kwait, mas é uma versão antiga do SideWinder… Após a modernização se não me engano pode trabalhar com AIM-9X, python ou A-Darter para WVR e bombas burras ou guiadas a laser com kits Lizard…
Anti ship eu não tenho certeza embora já vi fotografias de Sky Hawks armados com mísseis Harpoon do modelo antigo, não sei os AF-1M poderão dispará-los…
Boa tarde
Como assiduo leitor desta coluna, e entusiasta, das forcas armadas de nosso pais, porem absolutamente leigo, gostaria imensamente de que seguidores deste site, muitos com vasto curriculo e conhecimento sobre defesa, e mesmo os competentes editores deste site, que pudessem de forma idonea e sem nenhum ufanismo, definir as reais condicoes de nossa marinha e forca aero naval, de colocar nossos meios aereos e navais (entenda se o Porta Avioes Sao Paulo, e os AF-1, operacionais, e acima de tudo com REAL poder belico em um conflito atual.
Muito obrigado
Adilson para ser sincero NINGUÉM nem mesmo a MB sabe a resposta certa. O que posso te dizer como ex-oficial da MB é que a força se preparou com o melhor das suas capacidades para atingir este objetivo, tem pessoal e material (AMRJ) capazes para fazer o serviço, mas nem DEUS pode GARANTIR sucesso nesta empreitada. Principalmente porque o Brasil toca PARALELAMENTE o projeto do submarino nuclear.
Não existe nada mais difícil no “mundo naval militar” que construir um submarino atômico e construir/remodelar um Porta-Aviões. A MB já construiu submarinos convencionais alemães sob licença e já construiu um submarino convencional baseado no projeto alemão onde já testou algumas das suas capacidades próprias de engenharia no Tikuna, que até onde sei excedeu todas expectativas e é considerado um sistema superior aos seus irmãos de projeto 100% alemão. NUNCA vi ninguém da MB dizer algo em contrário entre os submarinistas.
Segundo consta MESMO os Scorpènes convencionais sofreram pesadas intervenções de engenharia brasileira almentando-lhe o comprimento e capacidade tornando o projeto brasileiro(4) significativamente diferente das unidades chilenas (2), malaias(2) e indianas(6).
A MB aposta num caminho de se tornar uma força naval respeitada mundialmente, se conseguir terminar os 4 scorpènes convencionais, um submarino atômico com reator nacional, reformar o A-12 e operá-lo por mais 2/3 décadas inclusive com modernos Sea Gripens e mais adiante construir 1 ou 2 NAes de 50Kton…
NINGUÉM MAIS poderá duvidar da capacidade técnica e gerencial da Marinha do Brasil….
Hoje muitos, brasileiros inclusive, DUVIDAM que sejamos capazes de atingir tais objetivos.
MAS eu acredito e tenho muita fé que muitos dos meus camaradas que ainda estão lá lutando por estes objetivos “megalomaníacos” como dizem alguns complexados vão conseguir superar todas as dificuldades, mesmo que leve mais tempo que o previsto…
Até 2017 os doze entregues !!! Tomara que seja verdade, isso dará mais peso na decisão de acelerar a reforma do A-12… Parabéns a todos envolvidos !!!
Isso é só o anteriormente (oficialmente) previsto, não creio que seja religiosamente cumprido pelo simples fato PRAGMÁTICO que não adianta aprontar as 12 aeronaves para 2017 se o NAe que sairá do PMM (na hipótese mais otimista) só estará disponível no final de 2018.
Particularmente eu até defendo uma PARALISAÇÃO do processo de modernização dos AF-1B para que ele seja reavaliado face a nova realidade de um NAe operativo por mais 2/3 décadas e a convivência operacional futura com o Sea Gripen.
Na definição original da modernização dos A-4K alguns itens propostos não foram incluídos por terem sido considerados excessivos a expectativa do apenas uma década operacional para o A-12 e o caráter de ser uma unidade de “manutenção de doutrina” ou GAP FILLER para o PRONAE.
Com a mudança decorrente do PMM o NAe passará a ser uma unidade operacional plenamente capacitada dentro de seus limites com nova propulsão, catapultas plenamente renovadas, novos sistemas de defesa e sensores e o acrécimo futuro do moderno caça Sea Gripen. A modernização dos A-4K deveria ser repensada e MELHORADA de acordo com a nova realidade almejada pela MB.
Gilberto compensa sim acelerar a reforma das aeronaves um ano antes da entrega do navio, afinal de contas os caças tem que ser testados, os pilotos treinados, etc … tudo isso antes de embarcá-los e começarem as operações aéreas embarcadas…
Na minha opinião só que falta para os Sky Hawks da MB ficarem realmente capazes de oferecer perigo a qualquer força tarefa seria a homologação do míssil Harpoon…
SE o NAe sair em 2018 concordo contigo, mas sendo realista tanto pela dificuldade econômica como pela dificuldade técnica de fazer algo novo, complexo que pode encontrar dificuldades inesperadas/imprevistas. Nada impede que a MB prossiga a modernização como está mas inicie um estudo de modernização 2.0 para incluir a capacidade de BVR e anti-ship em mísseis e alguma aviônica/eletrônica específica futura pensando na operação conjunta com os Sea Gripen.
Só mesmo para manter a doutrina porque se precisarmos deles para defender nossos interesses estamos feitos igual bife.
Senhores, ao meu ver poderíamos estiguir este esquadrão junto com o navio capitânia A-12. Se for só para mantrer doutrina compensa mordenizar? Mesmos estes aviões estando sendo modernizados sua capacidade de combate fica muito aquem dos armamentos que outras possiveis nações inimigas. Só serviriam como alvos fáceis. Será que já não é hora de cortamos estes gastos e olharmos para nossa realidade com os pés no chão?
Rocha o A-12 e os A-4 como sistema militar só seriam alvos fáceis como dizes na hipótese de termos que enfrentar a US Navy ou as outras duas “potências nucleares sul-americanas” a França da Guiana Francesa e o Reino Unido com as Falklands incluída.
E mesmo com estes presentemente só a França tem um Porta-aviões operacional.
Claro no momento o A-12 também não está e os ingleses só recuperarão esta capacidade quando os Queen Elizabeth terminarem de ser construídos.
Qualquer outra necessidade militar que envolva outros personagens sul-americanos ou africanos o A-12 e os AF-1B é um instrumento militar de considerável peso.
Muito legal extinguir este esquadrão e jogar no ralo todo o dinheiro gasto desde FHC com o A-12 e os A-4K e aproveita e manda para casa toda um geração de pilotos de asa fixa que a MB levou 50 anos para conseguir superando a ridícula proibição da DITADURA (jogadinha combinada entre os verdinhos e os azulzinhos contra os branquinhos) de se operar aeronaves de asa fixa na MB…
Vá cortar gastos na sua residência e deixe a MB fazer o dever dela…
Gilberto, me desculpe se ficou ofendido, mas creio que aqui é um espaço para colocarmos nossa opinião. Sei que houve um enorme esforço por parte de nossa marinha para que ela pudesse operar em porta aviões. Mas agora os tempos são outros. Nossa nação esta falida, repito FALIDA, temos agora é que colocar os pés no chão e ver o que realmente dar para fazer. O que adianta ter um porta aviões se não conseguimos operar? E mais ainda, nem temos escolta para isso. Se for para manter a doutrina manda nossos pilotos para participarem com nações amigas como outros já deram essa idéia. Agora, não podemos jogar dinheiro em um erro que têm demonstrado durante esses anos que nunca irá estar operacional. E se a coisa continuar feia como está e concluindo que nosso país dificilmente mudará esta cultura nos atrasos dos projetos, no aumento dos custos durante os anos, ficaremos sem porta avisões, mesmo tendo um docado no quintal.
parabéns a Embraer e isso mostra que os kc-2 tambem poderia ter sido modernizados tambem pela Embraer. só acho que nos dias de hoje ele tem um poder quase nulo mas para adestramento e melhor que nada
Cesar
O KC-2 como você sabe fará a função de Carrier Onboard Delivery e Air to Air Refuelling na esquadra, portanto se você se refere ao poder de ataque dele nulo porque ele não precisa e não é previsto para isso, o correto seria capacidade e isso ele tem bastante, principalmente após a instalação das turbinas Honneywell e aviônicos e partes mecanicas tudo novos…
Qual outra aeronave poderia fazer esse serviço no nosso PA se não esta?