Por Guilherme Wiltgen
A Marinha do Brasil recebeu ontem (24), durante uma cerimônia realizada na unidade de Gavião Peixoto, a primeira aeronave TA-4KU Skyhawk II modernizada.
Designado AF-1C N-1022 (Falcão 22), esse é o primeira A-4 biplace modernizado entregue à Marinha do Brasil.
A modernização do A-4/TA-4 KU consiste em:
- Revisão Geral das aeronaves (PMGA) *Revisão Geral dos motores (IAI em Israel) *Novo radar (Elta 2032) *Novo HUD (Head Up Display);
- Dois displays táticos 5”x7”, Color Multi-Function Display (CMFD) *HOTAS (Hand On Throttle and Stick;
- Computador principal que executará todo cálculo de navegação e balístico, para o piloto poder empregar os armamentos (bombas, metralhadora e demais mísseis de curto e médio alcance existentes nos inventários da FAB e MB) *Novo sistema de geração de energia, com a substituição dos atuais geradores e conversores;
- Sistema OBOGS (On Board Oxygen Generation System), que gerará o oxigênio proveniente da atmosfera para os tripulantes, sem a necessidade de abastecimento das atuais garrafas de oxigênio;
- Novos rádios Rohde & Schwarz M3AR, que possuem comunalidade com os das aeronaves da FAB, para realizar, automaticamente, comunicação criptografada e que permitirão no futuro a transmissão de dados via data-link *Instalação do Radar Warning Receiver (RWR);
- Instalação do 3º Rádio VHF, capaz de realizar transmissão de dados via data-link, enquanto a aeronave permanece com a escuta dos órgãos ATC (Air Traffic Controler);
- Revitalização do Piloto Automático *Integração do Radar Altímetro e do TACAN *Sistema inercial (EGI) de última geração *Integração dos instrumentos do motor e
- Instalação de Estações de briefing e debriefing, possibilitando ao piloto condições de preparar melhor a missão, garantindo assim um maior aproveitamento, economia de utilização dos aviônicos, melhor disposição das informações geradas em vôo para treinamento das equipagens e avaliação das missões.
- Envio dos motores Pratt & Whitney J52-P-408 para a empresa IAI em Israel, onde passam por uma revisão completa (overhal), retornando como novos.
O Falcão 22 já foi recebido no 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), em São Pedro da Aldeia e, em breve, vai estar elevando a disponibilidade do Esquadrão.
Padilha, grato pela resposta. Desculpem o erro de concordância verbal. Muitas vezes os smartphones não colaboram para o bom uso da Língua Portuguesa . Uma dúvida : os A -4 poderão lançar bombas inteligentes? Se não, me parece um contrassenso modernizar um aeronave que só poderá lançar bombas burras, o que necessita maior aproximação do alvo, pondo em risco o piloto e o avião.
Afirmativo.
Wiltgen, as células não modernizadas vão virar scrapper?
Obg. Padilha e Wiltgen pelas informações!!
??⚓??
Por falar em mísseis (rssr, modo ironia ligado na velocidade crééeuuu 5), os A-4 pode operar com quais mísseis anti-navio? É uma informação que se pode divulgar ou é classificada?
Ele se for integrado, talvez possa lançar o Harpoon. Mas, tirando fotos na internet dele com o Harpoon no ventre e no chão, não há relatos dele voando.com o mesmo, portanto acho que o A4 modernizado até poderia eletronicamente receber o Harpoon, mas fisicamente falando, creio que não.
Maverick… Seria simples, barato e extremamente útil.
Só se for contra ameaças assimétricas, maverick tem muito curto alcance colocaria a aeronave demasiadamente na NEZ dos mísseis anti aéreos ! Além disso seria desperdício contra um alvo sem capacidade de defesa… na minha opinião maverick é só útil anti tanques e bunkers / construções sem defesa
Hoje, com os mais de 20 km de alcance do Maverick, daria para atacar de fora do envelope da defesa aérea, todas as Marinhas do Atlântico Sul e Caribe, incluindo a própria MB…
Estes 7 caças A-4 modernizados não foram dinheiro jogado fora, foi o que deu pra projetar para os próximos anos, pega o custo da modernização dos 7 e não deve dar nem pra comprar um caça novo de geração mais recente, relação custo benefício aprovada, ainda torço para que sejam 12 e sejam comprados misseis antinavio modernos, ainda podem ser uteis.
Com todo respeito, até quando a MB vai insistir nessas velharias? Não seria melhor pegar o dinheiro que está sendo injetado nesses aviões e investir em outras áreas com mais necessidades? Ou invés de modernizar, comprar aeronaves novas e mais capazes, com maior alcance, armamento melhor e mais atual… Pra mim isso é dinheiro jogado fora por conta do orgulha dá MB…
Cara, o dinheiro investido nessas “velharias”, não compra um Gripen E…
Mas um Gripen E tem mais capacidade que todos essas “velharias” juntas se formos para pra pensar…
Acho que o propósito dos A-4 é apenas para treino mesmo e aí onde está o seu valor, resta saber é se na época da decisão da modernização não havia no mercado aeronaves adequadas para treinamento e que faziam mais sentido economicamente já que embora os A-4 modernizados sejam baratos e úteis, não vão ter um longo tempo de vida pois suas células estão chegando ao seu limite de vida útil… Será que o baixo investimento vai compensar se considerarmos o tempo operacional destas aeronaves?
Se formos parar para pensar, esse A-4 são superiores aos AMX, que não serão modernizados na quantidade que se pretendia.
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Se formos para para pensar, ter 6 aeronaves para Ataque é melhor que ter apenas uma 1, dependendo da missão.
Creio que a opção de caças navais USADOS “melhores” e mais modernos no mercado, como já disse acima. Esses aviões tem mais 10 anos de vida, no máximo.
Só acho que deveríamos comprar os F-18 do Kuwait, ao menos 24 unidades (se possível todos) até que aprovem o projeto e fabricação do novo NAe para uso com os Sea Gripen. Levando em conta o tempo até haver a aprovação do projeto, mais a fabricação do NAe , talvez em 2034 tenhamos um, até lá a MB se viraria com uns F-18 muito mais capazes e com um alcance significativamente maior que os A-4.
Complementando,:
Agora que a Embraer vai ser da Boeing ficaria mais fácil ainda fazer um MLU nos F-18 aqui no Brasil
Wiltgen, esses nossos ficaram no mesmo nível do argentinos???
Gaineth se vc me permite, os nossos estão melhores principalmente porque o radar de nossos A4 são infinitamente superiores ao dos argentinos.
Gaineth,
Muito melhores!
Como o Padilha escreveu, só o radar já é um salto tecnológico… ainda tem full glass cockpit e todos os itens que listei no post…
Abs,
Wiltgen, a conta vai fechar em 3 Monoplace e 3 Biplace?
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A MB não poderia mandar outras turbinas, que estejam em boas condições para a IAI fazer overhaul, garantindo assim um estoque para essas aeronaves?
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No mais, muito boa notícia para o VF-1!
Vamos poder ver eles operando com frequência maior nos próximos anos.
Bardini o problema é que apesar de termos mais células e motores, não temos grana para tudo. Dai, a redução do numero de unidades modernizadas.
Sim Padilha, mas pensa comigo. Era pra ser 12 aeronaves modernizadas. Virou 7, ai já diminuiu parte do custo… Será que fizeram overhaul de 12 motores, ou viraram só 7 também?
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Penso que seria interessante a MB ter alguns motores de reserva. É caro pagar por isso, mas não deve ser tão impossível de pagar um overhaul de coisa como 3 motores, para ter esses sobressalentes.
Bardini,
Vão ser 4 monoplace e 3 biplace…
Essa entrega vai elevar muito o operacional do VF-1…
Em um só dia, o DAN trouxe em primeira mão duas boas notícias da MB…⚓??
Abs,
7 já é melhor que os 6 que eu imaginava…
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Já existe alguma informação sobre aquisição de novos armamentos, ou o VF-1 vai usar os estoques da FAB?
Tem um bom radar ali… não dá pra ficar só no pacote básico para treinamentos.
Prezado Wiltgen,
Serão mesmo 7 aeronaves modernizadas, sendo que uma foi perdida. Assim, apenas 6 permanecerão operacionais.
Grande abraço
Pra mim é um monte de dinheiro jogado fora e deveria ser colocado no lixo este caça, mas no lixo aqui de casa que eu não ficaria nem um pouco brabo, brincadeiras a parte é bom a marinha manter um mínimo de treinamento deste pessoal pois sem o porta aviões vai ficar difícil treinar e depois sair de um avião com sistemas muito antigos para um outro moderno é um risco e um trabalho enorme, imagina a situação de sair deste avião sem modernizar e quem sabe entrar num gripen naval o tamanho do trabalho agora com este modelo modernizado para um gripen é trabalhoso mas não é tanto trabalho como se não fosse modernizado e dou os parabéns a marinha vamos manter o mínimo para não perder conhecimentos e concentrar os recursos no que realmente esta sendo necessário.
Parabéns a EMBRAER e a Marinha do Brasil, pois num período de poucas notícias boas até que enfim, esta do A-4. Fui militar do EB e acho bem melhor ter um meio modernizado do que um meio degradado tecnologicamente e que não cumpre função nenhuma no atual TO, quando não há recursos para comprar algo moderno o jeito é modernizar o que tem.
A modernização feita por empresa brasileira é muito importante, pois arrasta para a indústria brasileira novas técnicas de como fazer e trabalhar com tecnologia atualizada e proporciona as FFAA brasileiras equipamento moderno, talvez não o que se queira, mas o que podemos ter com os recursos disponibilizados o ideal seria o governo federal disponibilizar pelo menos 2% do orçamento da União para defesa, mas no Brasil isso parece uma utopia, infelizmente.
Outra coisa, acho sim que a MB deve ter aviação de asa fixa ( A-4 Modernizados, aeronaves de alerta antecipado, de apoio e reabastecimento, acho também que a Marinha e o Exército cada um deveria ter em torno de 20 aeronaves A-29 para apoio aproximado para não depender somente da FAB, que utiliza seus A-29 para proteção aérea de nossas fronteiras) afinal o A-29 pode servir para apoiar os Fuzileiros Navais e a infantaria do EB no TO.
Quanto a esperar um novo Nae, isto dependerá de recursos e pode demorar anos e anos, mas não deve impedir a MB de ter proficiência com aeronaves de asa fixa, a Marinha pode usar bases fixas em terra, como por exemplo, compartilhar as bases que a FAB deixou como de desdobramento; tais Como: Florianópolis, Santos, Salvador, Fortaleza e até mesmo Belém dividindo o uso de Belém co a FAB.
Boa tarde a todos.
É uma ótima notícia, mas gostaria de saber qual é a missão do esquadrão atualmente agora que não possui mais um NAe?
Pablo,
Não muda em nada na missão do VF-1, apenas não estão embarcando no NAe, o que da fato já não vinha acontecendo a um bom tempo, infelizmente!
Abs
Posso estar enganado, mas, acho que não é tão simples assim e interromper o processo de modernização, não
depois do que já foi investido, ao menos se terá algumas aeronaves voando, então o que talvez seja feito é reduzir o número de aeronaves a serem modernizadas como já foi especulado.
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Lembra-me a classe “Zumwalt”…houve estudos para cancelar a terceira unidade, mas, a economia não seria muito significativa e a US Navy precisa com urgência de mais navios então continuou-se com a construção apesar da super estrutura ser construída de aço, uma alternativa mais barata ao invés de materiais compostos utilizados nos dois primeiros navios.
Bom dia senhores!
Na contra mão dos muitos comentários negativos que poderão ser postados, eu digo que pelo menos o know how para esta é outras modernizações, vai se mantendo. Entendo que não é porque o alfabeto Doze foi dado baixa , que não se justifica manter nosso componente aéreo de asa fixa para ataque.
Eu tenho fé que a medio prazo poderemos ter não um novo Nae , mas quem sabe unidades terrestres de ataque.
Sinceramente não vi nenhum motivo para comemoração… já que não temos e não teremos mais porta aviões não faz sentido continuar investindo nesta aeronave, e nem nos velhos Traders que também gastaram rios de dinheiro para nada, parem de brincar com nosso dinheiro
E mais uma dúvida, eles poderão operar algum míssil anti navio, bombas inteligentes e mísseis bvr?
Por que o Vf-1 não participa de exercícios que simulam combate junto com a fab como na cruzex e na operação sabre para que possam ganhar conhecimento de combate, ele tem treinamento para conflitos? Eu só vejo matérias de treinos de ataque ao solo mas desconheço se nesses treinamentos existe uma simulação de ofensa de outras aeronaves ou antiaéreas. Desde já agradeço! Abs
A Marinha deveria desistir logo da aviação de asas fixas, repassar esses meio para a FAB e se concentrar em se reequipar com o que de fato constitui uma marinha de guerra. Seguir despendendo recursos na modernização dos A-4, sem NAe e sem perspectiva concreta de tê-lo, sequer a longo prazo, mostra a quantas anda o errante e delirante planejamento do comando da Esquadra.
E a aeronave que conseguiu retornar à base de São Pedro da Aldeia no fatídico acidente na costa fluminense alguém tem notícia se foi dada como writing off?
Eleazar,
A N-1001 vai ser reparada pela Embraer em São Pedro da Aldeia.
Abs,
Na segunda foto, aparece ao fundo uma aeronave A-4, trata-se da que se envolveu no acidente?
Toni,
Na verdade é outro biplace em modernização.
As aeronaves que se envolveram no acidente eram monoplace, e a que voltou para a BAeNSPA está lá sendo reparada.
Abs
Entendido. Obrigado pela atenção!
Que avarias ocorreram na aeronave que foi acidentada; alguma informação?
Toni,
Sim, eu tenho as informações dos danos mas, não posso comentar.
O que posso dizer que está sendo reparado pela Embraer, em São Pedro da Aldeia, e vai voltar a voar.
Abs,
Guilherme, entendo que não é sua culpa não divulgar a informação, mas vejo que a MB não foi transparente com a sociedade em relação a esse acidente, nem fotos da aeronave foi mostrada….talvez queira preservar o piloto.
Cesar,
Eu não diria que seja falta de transparência da MB. Trata-se de um acidente envolvendo duas aeronaves militares que resultou na morte de um militar e a perda de uma das aeronaves. Além da investigação por parte do SIPAAERM, também existe um IPM.
Abrir demais as informações prejudica as investigações, haja vista a quantidade de boatos que surgiram nos dias seguintes ao acidente e as análises estapafúrdias de “especialistas” de plantão…
Abs,
Ok, grato pela informação!
A não divulgação de fotos da aeronave danificada aumentam as suspeitas de que a outra aeronave foi derrubada por um míssel.
Romário,
De onde você tirou essa informação????
Você não está falando sério né?!?!?!
Tudo que envolve áreas estratégicas e sensíveis para a nação, tem sua publicação vetada ao público, por isso a Marinha pouco falou sobre o acidente. Só após um longo período tais infomações podem vir a tona.
O Romário só pode ser comediante kkkk
kkkkkkkkkk…. será que não foram 2 não? É cada uma….