Uma cerimônia de recebimento dos Helicópteros S-70B Seahawk da Marinha do Brasil (MB) foi realizada no dia 27 de julho, na empresa Sikorsky Aircraft Corporation, na cidade Norte-Americana de West Palm Beach.
As duas aeronaves (designadas na MB como SH-16) pertencem ao segundo lote das seis adquiridas pela Marinha para repor os antigos SH-3 A/B e, além da capacidade antissubmarino, podem atuar em ações antissuperfície.
O Programa contou com a participação do Foreign Military Sales (FMS), órgão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos responsável por intermediar compras de equipamentos militares. Ainda está prevista até 2019 a entrega de um simulador de voo e de missão, que trará uma contribuição significativa ao adestramento, economia e à segurança de voo.
Estiveram presentes à cerimônia o Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo; o Adido Naval nos Estados Unidos da América e Canadá, Contra-Almirante José Roberto Bueno Junior; o Vice-Presidente da Empresa Sikorsky, Bob Kokorda; o Gerente do Programa PMA-299, Capitão-de-Mar-e-Guerra (US Navy) Craig D. Grubb; e o Encarregado do Grupo de Fiscalização e Recebimento, Capitão-de-Mar-e-Guerra Gunther Otto Diehl Junior.
O recebimento destas duas aeronaves, acrescidas às quatro que já estão em operação, ampliará a capacidade de realizar tarefas de detecção, localização, acompanhamento, identificação e ataque a alvos de superfície e submarinos, além de ações de busca e salvamento e reforçará a presença da MB em toda a “Amazônia Azul”.
No meio de tanta coisa ruim nesta marinha fruto de ma gestao, temos afinal o q comemorar mais 2 aeronaves excepcionais ……elogios qdo merecidos, devem ser feitos, criticas idem qdo sao construtivas.
Parabéns para nossa MB!
Ah bom, não sabia….desde quando, Padilha?
desde antes dos 50 anos do esquadrão HS-1.
Padilha,
No final das contas qual será o numero de SH-60 operados pela MB?
CM
CM,
Por enquanto, não existe perspectiva de uma nova encomenda, então, fecha com estes dois um total de seis aeronaves, com as quatro que já estão em operação no HS-1.
Abs
Vlw Wiltgen,
Até porquê no momento não temos tantas plataformas como gostaríamos, para operar mais que as seis já contratadas e recebidas.
CM
A designação correta é MH-16 e não SH-16.
Flanker a MB mudou para SH-16.
Mais uma excelente notícia!
Opa hoje vcs reservaram boas noticias.
Mais helicóptero é sempre bom pela versatilidade desse tipo de equipamento.
Boa aquisição.
2 Sea Hawks e um Multipropósito no mesmo dia, luz no fim do túnel ?
Mais a aprovação do emprestimo pelo senado, da compra do Gripen.
Parabéns a MB, equipamento novo é sempre muito bom.
Ótima notícia! Existe a previsão de mais lotes?
Abraços