Por Guilherme Wiltgen
Proveniente da cidade de Charleston – Carolina do Sul (EUA), uma aeronave Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), pousou no Aeroporto Internacional de Cabo Frio (RJ), no dia 10 agosto, trazendo a bordo dois helicópteros Sikorsky S-70B Seahawk, comprados pela Marinha do Brasil em 2011.
As duas aeronaves, designadas SH-16 Seahawk, de numerais N-3036 e N-3037, Guerreiro 36 e Guerreiro 37 respectivamente, vão completar o inventário de seis aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).
Quando do recebimento das primeiras aeronaves, a transição foi conduzida pela Sikorsky, fabricante das aeronaves. Três anos depois, com o amplo conhecimento adquirido pela MB para a operação e manutenção deste meio aeronaval, o recebimento da N-3036 e N-3037 foi todo conduzido pelos Oficiais e Praças especialistas do Esquadrão “Guerreiro”, que contou com o apoio da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), do Grupo de Fiscalização e Recebimento de Helicóptero Multi-Emprego (GFRHME) e do Depósito Naval no Rio de Janeiro.
A Marinha do Brasil (MB) substituiu os helicópteros SH-3A/B Sea king pelo SH-16 Seahawk no Esquadrão HS-1 em 2012, quando os novos helicópteros foram oficialmente apresentados durante as comemorações pelos 96 anos da Aviação Naval.
Após a conclusão da compra destes seis helicópteros, é possível afirmar que a Marinha do Brasil possui hoje uma aeronave multiemprego no “Estado-da-Arte”, tanto para Operação ASW (Anti-Submarine Warfare) quanto para ASuW (Anti-Surface Warfare),cumprindo assim, a missão que é atribuída ao Esquadrão HS-1: “Detectar, localizar, acompanhar e atacar alvos submarinos e alvos de superfície, a fim de contribuir para a proteção das Forças e Unidades Navais”.
Além disso, as novas aeronaves vão contribuir para elevar o nível de adestramento e aprestamento da Força Aeronaval.
em umas forcas armadas como brasil penso que essa seria a dotaçao ideal tanto em modelos de helicopteros como em numeros claro que quanto mais melhor, e quanto a multiplicidades de meios do ponto de vista logistico nao creio que isso seria grande problema, pois todas as forças armadas do mundo tem seus equipamentos de diferentes fornecedores
70 / 80 Unidades do Helicoptoros H145M Dividido entre os esquadores de emprego geral que se eu nao me engano sao 04 esquadroes entre as fragatas fazendo rodizios com os SH 60 Seahawk, algumas unidades no Porta Avioes Sao Paulo e no porta helicopteros futuros e na segunda esquadra e alguns por bases pelo brasil.
10 unidades AW 101 Augusta Westland divido pro EB e o CFN 02 unidades naval para atuar no Nae Sao Paulo
08 A 10 ch 47 chinook seria dividido entre o EB e o CFN e os Paraquedistas
30 NH 90TTH seria divido entre o Para Sar e o CFN e pela Amazonia
60 / 70 SH 60 Seahawk Seria o modelo numero um da MB ficaria nas fragatas nos Porta Helicopteros no Nae Sao Paulo e na futura Segunda Esquadra
70 / 80 SH 70 Blackhawk Dividido entre o EB e a FAB
18 EC 725 caracal ( nao lembro da nova nomeclatura do modelo) para o EB e a FAB
20 Viper para Marinha divididos entre o Porta Avioes Sao Paulo e os porta helicopteros
40 A 129 Mangusta Dividos entre o EB e a FAB
Valeu Padilha deve ser algum treinamento!!!
Sao poucos e ainda chegam a conta gotas. O ideal caso a marinha estivesse totalmente operacional e dadas a extensao de litoral do nosso pais, seriam de no minimo 12 helis operacionais. Dito isso, vamos esperar mais uns 10 anos para ver esta qde de helis em operaao. Mas 6 nestas condicoes atuais ja sao um sopro e esperanca. Sds
E para o futuro BAHIA, quantos helicopteros e quais irão equipar o navio, 1, 2, 3 ou mais unidades, ja que o mesmo é de fato um porta helicoptero ? e quais esses modelos, esses dois novos SH-16 podem a vir a atender essa nova demanda no BAHIA ?
Luiz Gabriel,
Como expliquei no post do NAM Bahia, os Esquadrões que vão operar com mais regularidade serão os HU-1 e HU-2, devido a missão primária. Mas, isso não significa que o SH-16 e o AH-11A também não possam embarcar durante outras Operações com a Esquadra.
Abs
OFF TOPIC
Padilha por acaso sabe dizer o que um BlackHawk está fazendo em Natal RN hoje? jJá passou algumas vezes sobre minha casa hoje, ainda bem que desarmado rsrs!
Não faço ideia.
O mais interessante foi uma outra reportagem deste site, dizendo gasto com defesa de 202 bilhões, acho que nunca se viu uma modernização e compra de equipamentos tão grande pelo MB e pela força militar brasileira em geral, mesmo assim ainda estamos bem atrás de modelos adquiridos pelo chile por exemplo, apesar de ter menos em números seus equipamentos são ditos por muitos como os melhores da America latina .
Agora com esse esforço todo para modernizar nossos equipamentos devemos voltar os olhos para a disponibilização de recursos para não acontecer como o Cargueiro militar que adiou por mais tantos anos.. essa compra parece simbólica.
Não podemos esquecer dos 8 helicópteros da MB os H225M que vão receber um configuração especial e vão ser armadas com os misseis EXOCET esses devem operar em bases em terra.
o ideal seria ter entre 60 – 80 helicopteros desses uns 10 pra futura esquadra uns 05 pra o porta avioes sao paulo uma pras cada uma escolta que a marinha pretende comprar que sao 05 escoltas umas 02 pro siroco e pras bases navais no minimo 05 pra cada base pra sempre ter eeses meios disponiveis.
ou no minimo umas 60
o ideal seria ter uns 80 helicopteros desses mas nao tem grana e claro, so na segunda esquadra que a marinha pretende criar ia ter que ter uns 10 fora as escoltas porta avioes e o siroco e as bases navais
é muito bom chegar mais dois mas observando o nosso litoral fico triste porque é muito pouco para guarnecer o nosso litoral e outra coisa somente uma base naval muito pouco , pouco ,pouco
Só o Sao Paulo operaria de 4 a 6 SH16 e nenhumas de nossas atuais escoltas sao capazes de hangarar ele, tb nao sei a quantidade futura a ser enconendada pela marinha mas eu iria gostar de ver dois esquadroes SH 16 (12 a 14 helis) e mais dois de super lynx/wildcat tb de 12 a 14 helis cada (embora caros mas especializados), e seee a intencao da MB em adquirir escoltas com hangares para operar o Sea Hawk….quem sabe no futuro ate uns CT ??? Sonhaaaarrrr…….
Boa notícia… alguma chance de aumentar esse lote? Seria desejável, embora minha mente me recorde que não precisa ter mais aeronaves se não temos escoltas para levá-las 🙁
Acho que eles não precisam necessariamente serem empregados apenas em fragatas por serem multi emprego. Isso ja justificaria aumentar o lote. Se tivessemos porta-avião por exemplo ali ja teria que ter uns dois desses.