A Marinha do Brasil (MB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram, no dia 08 de novembro, um Acordo de Cooperação para que o Comando do 4º Distrito Naval (4ºDN) utilize o hangar da Guarnição de Aeronáutica de Belém, na ALA 9, a fim de criar um Esquadrão de Helicópteros da Aviação Naval no Estado do Pará.
O acordo ainda tem como propósito o intercâmbio de militares, experiências e informações entre as Forças Armadas.
Esta conquista visa incrementar também as operações de busca e salvamento do 4ºDN na região Amazônica.
“Estamos vivendo um momento histórico: o primeiro passo para a criação de uma futura organização militar da Marinha que será o primeiro Esquadrão de aeronaves na área do 4ºDN. É um fato inédito para a região”, disse o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.
Para o Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, este exemplo de integração vai servir de protótipo para as bases militares de todo o Brasil.
As Forças vão ter o compromisso de promover instruções e atividades em comum como cessão de pessoal e material e elaboração de cursos. A ALA 9 se comprometeu a disponibilizar militares para auxiliar o 4ºDN no período de transição e instalação.
Participaram da assinatura do Acordo além do Vice-Almirante Edervaldo e do Brigadeiro do Ar Ricardo, o Chefe do Estado-Maior do 4ºDN, Capitão de Mar e Guerra Dionísio Tavares da Câmara Junior, e o Chefe do Estado-Maior da ALA 9, Tenente-Coronel Rômulo Paixão Moreira.
FONTE E FOTOS: MB
Witgen, o que foi feito dessas 5 aeronaves?
Desculpa, Wiltgen, não sabia que os UH-14 não estavam mais disponíveis! Se bem que não seria uma má ideia tentar, enquanto estavam ativos, uma repotencialização dos mesmos para tentar mante-los ativos somadoa a nossa aviação naval e aproveita-los em outro esquadrão pelo Brasil afora.
Ricardo,
Em 2014, estive na sede da Airbus Helicopters, em Marignane, para conhecer o programa de modernização do Super Puma do Exército e da Força Aérea Francesa.
O mesmo modelo seria seguido no UH-14/HM-3/H-34, modernizando nossa frota de Super Puma/Cougar mas, não foi para frente…
A minha matéria relativa a esse programa foi publicada na revista T&D edição especial da LAAD/15.
Abs,
Poxa!!!! Pensei que os UH-15 fossem operar embarcados no PHM Atlântico em substituição aos velhos UH-14, como faziam no NAeL Minas Gerais e NAe São Paulo, afinal são o que temos de mais moderno e mais capaz em termos de transporte de tropas na MB. Bem, então teremos 7 UH-14 para transporte de tropas, 5 UH-15B portando mísseis AM-39 e 3 UH-15A C-SAR no HU-2, totalizando 15 aeronaves? Gostaria de parabenizar a logística da MB que deu uma aula, me ensinando um novo significado para padronização de equipagens e material aeronáutico.
Ricardo,
Não temos mais 7 UH-14 em linha de voo faz muito tempo. Lembrando que dois foram perdidos em acidentes, ficamos com cinco.
No total, teremos os seguintes H225M na MB:
UH-15: 8 unidades
UH-15A: 3 unidades
AH-15B: 5 unidades
Abs
comprar f-18 usado…fala serio
Provavelmente vem aí o HU-6, com os UH-14 remanescentes do HU-2. Realmente estava muito estranho a FAB deslocar seus H-36 de Belém para Natal e o MD deixar esse espaço vago! Goataria muito de ver um provavel HA-2 com os UH-15A com mísseis AM-39.
Ricardo,
Muito provavelmente vai ser o UH-15 que vai para o HU-6.
Pelo que estou sabendo, não será criado um HA-2 e o AH-15B permanecerá no HU-2, que deve ganhar um novo hangar na BAeNSPA.
Abs,
Já passou da hora de comprarem uns F-18 usados para MB usar até definir o novo PA e suas aeronaves, nesse meio tempo os pilotos da MB ficariam baseados em terra.
A força aérea canadense está negociando seus cf-18, seria uma boa!