Após cinco dias de comissão e diversos exercícios operativos, chega ao fim a Operação Fraterno XXXIII. Realizada de 22 a 26 de junho, na área marítima do Rio de Janeiro, a Operação foi coordenada pelo Comando da 1ª Divisão da Esquadra e contou com meios operativos da Esquadra Brasileira e da Armada da República da Argentina.
As simulações de guerra realizadas incluíram exercícios antiaéreos, antissubmarino e de transferência de carga leve, o que permitiu uma maior integração entre as duas Marinhas e um aumento do nível de adestramento das unidades em operações combinadas.
Durante a Operação, o Grupo-Tarefa brasileiro foi composto pelas Fragatas “Liberal” (F43) e “Greenhalgh” (F46). Já o Grupo-Tarefa da Argentina foi composto pela Corveta “Espora” (P41) e o Navio de Tropas “Bahía San Blas” (B4). Participaram também as aeronaves “Super Lynx” (AH-11A), “Esquilo” (UH-13) e duas aeronaves AF-1A da Marinha do Brasil, além das aeronaves A-1 e P-3AM da Força Aérea Brasileira.
FONTE: MB
FOTOS: ARA
Foram os “esquerdistas” que, para salvar uma ditadura, invadiram irresponsavelmente as Malvinas, né!!?? Como se não fosse daí o início do declínio dos hermanos argentinos! É muita ideologia distorcendo a realidade hein !!!???
………….. colega César Pereira muito grato pela congratulação…..e..bom compartilhar idéias com o colega….colega Adriano….foi bom falar sobre antagonismos….entendi bem Cordiais Saudações aos prezados amigos……………..
Fazer exercícios navais com forças que tem mais probabilidade de serem amigas, é tão válido como fazer exercícios navais com forças que sempre nos serão antagônicas, veja- se o casa da China que já participou de exercícios navais com os EUA. Talvez a Argentina e outras nações da américa latina ainda não sejam amigas, mas são os prováveis amigos, comparados com EUA, Europa ,Rússia e China. O antagonismo latino americano, ou pior dentro de nosso próprio Brasil, entre irmãos, só serve há um interesse: os atores globais!
Abçs
Particularmente, gosto muito das MEKO 360 e MEKO 140 argentinas. São navios bastante equilibrados. A classe Almirante Brown, em particular, conta com excelentes defesas de ponto e uma propulsão de dar inveja…
Graças aos esquerdista Se juntar as duas não faz uma guarda costeira….
A disputa para ver qual das duas marinha se torna uma guarda costeira.
……………..nada é eterno….sairemos dessa situação de urucubaca…. .pessoalmente tenho fé……já passamos por piores…….tbm desejo boa sorte pros hermanos……
Aí Dilson Queiroz, eu faço coro com você,desejo tudo de bom ao BRASIL,e o mesmos aos irmãos do terceiro mundo ! Essa urucubaca vai passar mesmo,nós iremos vencer,basta acreditar,ter fé, estou contigo nessa !
Grande abraço!
argentina ?…. vish…
,………………..muito bom o exercício Fraterno……..é melhor fazer exercício com países fronteiriços e amigos do que com potencias A, B ou C que em geral sempre tem algum interesse escuso…..
Pena que ambas as armadas estejam em situação tão deplorável !
Certo, a premissa de que a Argentina é um país fronteiriço é verdadeira, mas vc acha mesmo que eles não tem nenhum interesse nisso? Vc acredita piamente que eles são nossos melhores amigos? Ou que qualquer outro o seja? Já foi dito exaustivamente na blogosfera que países não tem amigos, mas interesses, e esse é um paradigma atual e vigente.
Inocente é um adjetivo inaplicável, creio que cegueta seja mais viável. O véu ideológico que tolda sua visão o impede de enxergar além daquilo que deseja ver, daí sai uma pérola dessa. Estuda fora da cartilha que melhora.
Quem sempre vive de bajulação não é capaz de enxergar em outro mais do que a subserviência que carrega em si mesmo…
A Argentina nunca foi nossa rival… O nobre e entendido colega de certo apoiaria que a Marinha do Brasil convidasse a 4ª frota da US Navy para patrulhar nossas águas…
Ao invés de procurar fortalecer, mesmo que com nossos poucos meios disponíveis, as relações de amizade e segurança com nossos vizinhos.
Que país tem mais interesses escusos com relação ao Brasil que los hermanos caloteros?!
Quem embarga nossos produtos na fronteira todo ano e desrespeita os acordos?
Tenha dó ….