A Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), com o apoio do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Amazonas (P 120), do Comando da Força Aeronaval e organizações militares subordinadas, conduziu, no período de 11 a 13 de abril, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e no NPaOc Amazonas, a demonstração do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) Nauru 500C, da empresa brasileira XMobots, com o propósito de verificar as capacidades e características do SARP para operações em terra e embarcadas.
O Nauru 500C é uma ARP certificada pela ANAC, de decolagem e pousos verticais (VTOL – Vertical Take off and Landing), que elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e de recolhimento e possui capacidade de realizar operações de inteligência, vigilância e reconhecimento. Desenvolvido para operações BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) acima de 400ft, o Nauru 500C possui uma autonomia nominal de 4 horas, alcance de até 60 Km, comprimento de 1,86 m, envergadura de 3,64 m, e peso máximo de decolagem de 25 kg. A ARP pode ser configurada com câmeras estabilizadas eletro-ópticas (EO) e infra-vermelho termal (LWIR).
A demonstração realizada pela empresa XMobots contribui para o estabelecimento de requisitos para as futuras aquisições do Programa de Obtenção de SARP-E, previsto no Portfólio Estratégico da Marinha, e para o desenvolvimento de Produtos Estratégicos pela Base Industrial de Defesa (BID).
Mais alguém achou bastante esquisito o clima no cerimonial do dia do exército hj? Ainda mais considerando certos vazamentos referentes a questões de natureza interna das FA e do escândalo do GSI ?
Sei não.. pra mim onde a fumaça há fogo…
Curioso resgatar o fato de que em relação a marinha, está foi a única força a qual a sociedade militar não encontrou sinais de desmoralização e distúrbios internos….
Que essa avaliação seja eficiente e detalhista, mas rápida.
Tem o 1000c que também poderia ser adquirido. É um projeto já pronto, diferente de outras futuras opções no mercado nacional.
O Nauru 1000C é muito grande para um navio de porte normal (talvez só no NAM Atlântico) e tem uma autonomia excessiva para a operação tática naval…
EM TESE com dois Nauru 500C embarcados (no mesmo espaço físico de um Nauru 1000C) você pode manter um deles 24 horas voando em revezamento (quartos de serviço de 4 horas) num raio de 60 km ao redor do navio dentro do seu raio de operação usual de sensores…
Este SARP e o própio NAURU 1000C, poderiam entregar uma solução muito interessante de para os Navios Patrulha de 500 toneladas. Principalmente no tocante no tocante as operações próximas do litoral, onde existe maior presença de pequenas embarcações.
.
Dentro disto, entra um dos vários pontos importantíssimos que poderiam ser destacados no projeto do NPa 500t BR do CPN: a falta de um convoo. O espaço dedicado a VERTREP, é um sério limitante para uma classe de navios que irá se fazer presente na Marinha pelas próximas 5 décadas, no mínimo.
.
Um projeto moderno, com visão de longo prazo, deveria trazer como pontos obrigatórios:
1) Passadiço com visão 360 graus
2) Rampa para lançar/recuperar RHIB
3) Convoo para operação de diferentes tipos de SARP ou helicóptero de até 3,5 toneladas (o foco, seriam sistemas remotos maiores, de grande autonômia)
4) Capacidade de receber módulos de missão, baseados em containers de 20 pés
.
Exemplo de algo muito superior ao projeto do CPN: https://www.fassmer.de/fileadmin/user_upload/6_Fassmer_Defence/21_06_FD_Sb_OPV_50_web.pdf
Eu já havia cantado essa bola. Eu dizia à época que o Nauru 500C deveria ser considerado pela marinha por sua capacidade de decolagem vertical, dispensando a trambolhada de equipamentos de lançamentos e recolhimento (vide ScanEagle, da Boeing), além de ser produzido no Brasil, de ter sua logística toda nacionalizada, e pela comunalidade com o exército. Vamos torcer para dar certo.
O scaneagle tem 5 vezes mais tempo de autonomia e o dobro de alcance.
Nem vou comparar a altitude.
Então vamos lá , compare o preço , onde é produzido(espero não achar por ai reclamações suas quanto ao não incentivo a nossa industria de de Defesa) e de onde ficaria livre de embargos
POSITIVO