Por Guilherme Wiltgen
A Marinha do Brasil está avaliando os candidatos para o seu programa de substituição de helicópteros de instrução (IHP) depois de receber respostas a um RFP (Request For Proposals) emitido em 2013.
Falando no dia 24 de janeiro na IQPC International Military Helicopter conference, em Londres, o Comandante Elias Voulgarelis informou que as respostas foram recebidas de uma série de empresas, entre elas a AgustaWestland, Airbus Helicopters, Bell e Sikorsky.
O orçamento para a aquisição está em vigor e uma decisão sobre o vencedor do contrato está prevista para o final de 2014.
O programa IHP prevê a substituição das atuais aeronaves de instrução Bell 206B Jet Ranger III (designadas IH-6B na MB), utilizadas a partir de 1986 pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), na instrução básica de voo dos Oficiais-Alunos durante a parte de Pilotagem do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO).
O novo helicóptero de instrução deverá entrar em serviço em 2015, já com a entrega prevista de cinco aeronaves neste mesmo ano, seguidos por outros dez em 2016.
Alguma informação sobre quais modelos cada fabricante ofertou?
Eu apostaria em:
– Airbus Helicopters: AS350B3e ou EC130
– Agusta Westland: AW119
– Bell: 206L4
– Sikorsky: Schweizer 300 ou 33x
Quanto aos helicópteros de treinamento:
Não havia uma conversa de centralizar todo o treinamento na FAB e realizar somente a conversão diretamente nos esquadrões??
A MB tambem avalia proposta da Agusta Westland para remotorizaçäo, modernizaçäo dos sistemas e introdução de glass cockpit em 9 Super Lynx.
Outras 8 celulas do AF-1 podem passar por modernizaçäo na EMBRAER. Perfazendo um total de 20 unidades modernizadas.
De onde vc tirou esta noticia de mais 8 A-4 modernizados??
ZorannGCC, o Luiz Monteiro é oficial da MB.
Quanto à centralização do treinamento, pelo jeito não irá ocorrer tão cedo.
Pelo menos a Marinha e o Exército poderiam fazer o treinamento em conjunto, dado que que seus membros começam a pilotar helicópteros no mesmo nível de aprendizado.
Mas, por que cortar custos, se temos Forças Armadas cheias de recursos financeiros? rs
Se realmente modernizarem masi 8 unidades seria muto bom!! Sabemos que sempre há aeronaves indisponíveis para voo, e somente com 12,. teriamos no máximo entre 8 e 10 aeronaves disponíveis. Com 20 a coisa ficaria melhor.
Esta seria uma boa notícia