Por João José Oliveira
A aviação está em crise no Brasil, registrando os piores indicadores de tráfego desde 2003, mas o segmento de manutenção dessa indústria está aquecido. Enquanto as companhias TAM, Gol e Azul aprovam projetos de expansão em hangares e oficinas da ordem de R$ 250 milhões para 2016, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) negocia um acordo bilateral com o órgão regulador dos Estados Unidos, maior mercado aéreo do mundo, que deve ampliar o universo de potenciais clientes para o país.
“O dólar mudou substancialmente a competitividade dos centros de manutenção no Brasil”, diz Ruy Amparo, vice presidente de operações da TAM, maior companhia aérea do Brasil, dona de 36% do mercado.
Como as peças usadas na aviação são cotadas em moeda americana, a desvalorização do real em mais 50% desde 2014 reduziu em proporção similar os custos dos serviços de vistorias e trocas de equipamentos no Brasil.
Isso explica porque hoje o grupo Latam, que opera 349 aeronaves nas frotas das controladas TAM e LAN, realiza hoje no Brasil 65% da manutenção do grupo. Apenas 25% das checagens são realizadas em Santiago, no Chile, e 10% fora da América do Sul. Há dois anos, os hangares brasileiros da holding respondiam por 40% da manutenção da Latam.
Essa tendência vai ser acentuada a partir de 2016. O grupo Latam já tomou a decisão de investir R$ 10 milhões no centro de manutenção de São Carlos (SP), onde está o maior parque industrial da holding, que vai crescer em 25% a capacidade.
Mas o principal projeto está orçado em R$ 100 milhões, que serão aportados no complexo de hangar, oficinas e depósitos que a Latam vai erguer no aeroporto de Guarulhos (SP).
Lá, serão realizadas as vistorias leves de rotina – os chamados checks A – de grande parte da frota de aviões de dois corredores (wide body) do grupo, além de parte das revisões leves dos aviões menores, de um corredor (narrow body) que passam por Guarulhos como destino final ou para conexões.
“Até meados do ano teremos concluído o projeto executivo. Então começam as obras, depois chegam os equipamentos e, na sequência tem o processo de certificação”, adiantou ao Valor o vice presidente da TAM, Ruy Amparo.
Mas esse ganho de competitividade proporcionado pelo câmbio é conjuntural e apenas estimulou uma tendência que já é estrutural no Brasil desde os anos 1990. “Diminuição de custos é uma característica marcante da globalização. E não há setor mais engajado na globalização do que o da aviação há muito tempo”, afirma Fulvio Delicato, sócio e presidente da Aerospace Brazil Certifications, empresa brasileira especializada em certificações. Delicato atua há três décadas nesse setor, tendo passado por grupos como Vasp, Transbrasil, Embrear e Accenture.
Segundo ele, nas décadas de 1980 e 1990 as empresas brasileiras enviavam quase todos os itens para manutenção no exterior – Estados Unidos, Alemanha e Canadá principalmente – por causa do baixo desenvolvimento tecnológico do paí então.
“Mas a coisa mudou muito nos últimos anos”, conta Delicato. Segundo ele, foram protagonistas nesse processo além da fabricante de aviões Embraer – ao redor da qual se formou um cluster aeronáutico -, a nova geração de aéreas do país, TAM, Gol, Azul e Avianca, que substituiu as finadas Varig, Vasp, Transbrasil.
Desde meados dos anos 1990, o Brasil passou a desenvolver competência em centros de manutenção para revisões mais complexas, de grandes motores a complexos rádios e computadores de bordo, por exemplo. Assim, mesmo a chamada “heavy-maintenance” – ou manutenção pesada, realizada a cada dois anos e que dura de uma a duas semanas – passaram a ser feitas em solo brasileiro.
Centros de manutenção pesada foram construídos em Belo Horizonte, pela Gol, e aperfeiçoados em São Carlos, sede de manutenção da TAM. Oficinas de empresas multinacionais, como Parker, Honeywell, GE e Rolls-Royce foram estabelecidas aqui.
“No início da operação, não faz sentido investir em indústria [centro de manutenção]. Mas na medida em que o negócio ganha escala, faz sentido econômico e operacional ter uma estrutura própria”, diz o diretor-executivo de operações da Gol, Sérgio Quito. “A Gol, por exemplo, passou a ser a principal operadora de Boeing na América do Sul”.A Gol investiu em 2006 mais de R$ 30,5 milhões no centro de manutenção de Confins, em Belo Horizonte, onde construiu uma infraestrutura de 17,3 mil metros quadrados. Desde então, vem economizando R$ 2 milhões ao ano por fazer em casa a manutenção das aeronaves.
A empresa se prepara agora para voltar a aportar recursos, dessa vez no Rio de Janeiro, o aeroporto do Galeão. O plano é atender a demanda por manutenção das aeronaves da Delta Air Lines, a companhia americana que também é sócia minoritária da aérea brasileira.
Para aproveitar o investimento na estrutura, a Gol está buscando ampliar as certificações junto a órgãos reguladores estrangeiros para começar a fazer outros tipos de revisões, como alguns procedimentos de motores, evitando custos relacionados à necessidade de levar equipamentos para fora do país. Também poderemos ampliar nosso escopo de atendimento a terceiros”, diz Quito, que já atende revisões de empresas como Copa e Aerolineas Argentinas.
O mesmo caminho está sendo percorrido pela Azul, que começa em 2016 o projeto de R$ 120 milhões que serão investidos em um centro de manutenção no aeroporto de Viracopos, em Campinas, principal hub (terminal de conexões) da empresa criada em 2008 pelo empresário David Neeleman, hoje a terceira maior do país, dona de 17% do mercado.
“No início da operação da empresa, não há volume que justifique uma área própria de manutenção, ainda mais se existem no país oficinas que atendem demanda e são certificadas, caso da TAP ME”, diz o vice presidente técnico operacional da Azul, Flavio Costa.
Hoje, grande parte da manutenção pesada da Azul é feita nos centro de manutenção localizados no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro – que pertenciam à Varig e que foram compradas pela portuguesa TAP.
“Na medida em que fomos crescendo o valor da contratação de manutenção foi subindo. Além disso, esses centros de terceiros não estão necessariamente nos nossos hubs e ainda atendem outras empresas. Precisamos cada vez mais de prioridades e logística favorável. A Azul chegou a esse ponto em que faz sentido econômico ter o próprio centro de manutenção”, diz Costa.
A obras do centro de manutenção da Azul em Campinas começam em janeiro. Depois que a infraestrutura estiver pronta, a companhia vai em busca das certificações, locais e estrangeiras. “Plano é buscar certificação para as três frotas, de Airbus, Embraer e ATRs”, disse o vice presidente da Azul sobre os modelos que formam a frota de 140 aeronaves.
Presente em 102 aeroportos, a Azul faz as revisões leves de rotina, os checks A, nesses terminais, com uma equipe de 1,2 mil técnicos. Esses processos continuarão sendo realizados nos terminais por onde trafegam os aviões da companhia.
FONTE: Valor Econômico
É uma ótima noticia ver o ramo em que atuo crescendo, um maior número de empresas querendo se estabelecer no Brasil e tudo mais, mas temos um problema latente o processo de ensino ou seja o preparo das equipes de solo no geral ainda é bem precário.
A formação dos técnicos em manutenção aeronáutica (cargo que exerço a 10 anos) virou uma fábrica de dinheiro e com pouco retorno, é com tristeza que lembro da minha turma que no inicio chegou a ter 50 pessoas finalizar com 18 e apenas 7 estão na área. OK não posso generalizar mas o ensino é fraco e por todos os lados.
Estudamos o conteúdo que nos é oferecido pela ANAC mas que tem como base os anos 60, estamos parados no tempo, vejo a dificuldade que os mais “antigos” tem hoje em lidar com as novas tecnologias (nem todos mas muitos) e assim por diante.
O processo de formação e sua evolução tem que vir por parte do colaborador também, cursos,seminários, leitura e afins são bem vindos mas carecemos de disposição, mas isso é um problema cultural. Deixo o meu relato porque vejo aqui debates de alto nível, na empresa sou chamado de nerd, tiram sarro da minha cara mas não ligo, invisto do próprio bolso em cursos e especializações na área para a minha evolução.
Infelizmente nem todos podem fazer isso mas a grande maioria espera cair do céu,o investimento na capacitação tem que vir de ambas as partes e de forma contínua. Ver estes dados do crescimento me dá mais vontade de me aprofundar com um maior diferencial e assim por diante.
Com maiores investimentos no lado humano é bom para todos os lados sendo nó como colaboradores, a empresa com maiores índices de disponibilidade e o passageiro mais seguro. Um maior volume sim mas com um nível de qualidade com melhores resultados.
Parabéns Tiago, por sua perseverança. Continue assim “nerd”, pois você faz a diferença na sua profissão.
Parabéns Tiago, continue assim, porque você sempre será merecedor da suas conquistas!
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