Dois caças Gripen foram enviados na semana passada para interceptar um avião não identificado vindo da Alemanha em direção a República Checa.
A aeronave, um Cirrus SR22, não conseguiu fazer qualquer contato e estava com três passageiros e um piloto a bordo. Explicando como tais missões ocorrem, o piloto Jaroslav Míka diz que geralmente o caça se aproxima de um avião civil aproximadamente 300 metros para o contato visual, e tenta estabelecer a comunicação na frequência internacional de emergência.
“Na maioria dos casos, as interceptações são bem sucedidas em estabelecer uma comunicação com a aeronave e é muito mais fácil para as aeronaves civis, explicar o seu problema. Se a aeronave não é capaz de estabelecer uma comunicação devido a problemas técnicos, mas ela está seguindo seu plano de vôo, ela não é considerada um violador de nosso espaço aéreo “, diz Míka.
Mika acrescenta que não é viável a utilização do L-159 Alca no lugar do Gripen nestas situações, pois com seu motor menos potente ele pode ser mais econômico, mas é capaz de interceptar a aeronave “invasora” com velocidade.
“Seria mais caro para o Estado manter o Alca em alerta permanente durante os períodos de perigo iminente ou ameaça de segurança em relação ao uso do Gripen, que possui uma ampla gama de velocidade, saindo de lenta para supersônico”, disse Mika.
FONTE: Gripenblog